Trocando o sal refinado por temperos naturais

O excesso de sódio, componente do sal refinado de cozinha, pode causar ou agravar várias doenças, entre elas a hipertensão, doença que atinge um quarto da população brasileira. Falaremos então sobre como temperos podem ser ótimos substitutos do sal e ainda trazer outros benefícios.

O ideal é consumir 5 gramas de sal ao dia (1 colher de chá), quantidade muito fácil de ser atingida. Por isso, a importância do cuidado com o consumo em excesso de produtos processados que normalmente tem quantidades enormes de sódio. O sal refinado passa por um processo químico onde perde todos os microelementos e oligoelementos, permanecendo com uma alta concentração de sódio. Já o sal rosa do Himalaia, por exemplo, não passa por processos químicos e tem grande quantidade de mais de 80 tipos de minerais, por isso, é considerado mais saudável do que o refinado, mas deve ser usado em quantidades moderadas, pois também contém sódio.

Uma excelente maneira de controlar o consumo de sal refinado, e consequentemente, de sódio, é usar temperos naturais. Todos eles agregam ótimos e variados sabores e têm propriedades excelentes para saúde. Experimente-os e consuma alimentos cada vez mais nutritivos.

Manjericão: atua contra a má digestão e flatulência. É fonte de magnésio e melhora o fluxo sanguíneo. Também é bom para memória.

Gengibre: ótimo termogênico, atua diretamente na otimização do metabolismo. Melhora a imunidade e tem ação anti-inflamatória.

Alecrim: estimula memória, usado também para aliviar infecções intestinais e problemas digestivos. Rico em antioxidantes e tem poder anti-inflamatório.

Hortelã: colabora com os processos digestivos.

Coentro: tem ação antimicrobiana, antioxidante e anti-diabética. Tem poder de “bloquear” ação de metais pesados, como chumbo e mercúrio.

Salsinha: é diurética, anti-inflamatória, ajuda a regular o açúcar no sangue e pode auxiliar a regularizar a pressão arterial elevada.

Desfrute dos benefícios dos temperos naturais para sua saúde.