Triathlon: estrutura é fundamental

Triathlon: estrutura é fundamental

Contar com uma boa estrutura e assessoria é fundamental para quem está pensando em iniciar ou melhorar ainda mais no Triathlon. Confira a opinião do atleta Swimex Pro Rafael Scuissiatto.

Triathlon: estrutura é fundamental

O triathlon tem várias distâncias, indo do Sprint (750m/20km/5km), com duração aproximada de 1h15min, até o UltraMan (10km/421km/84km), realizado em 3 dias. Existem ainda as distâncias kids, que variam de acordo com a idade (eu, por exemplo, comecei ainda criança, na distância 400m/12km/3km)

Muitas pessoas associam triathlon ao IRONMAN. Mas o triathlon não se resume a apenas esta prova. Além das várias distâncias, o triathlon pode ser considerado um estilo de vida! É ter um grupo de amigos que se reúne na beira da piscina para treinar com alegria e satisfação.

E naqueles dias em que falta motivação ou tempo para treinar ciclismo, ir até a academia e fazer uma aula de spinning ou corrida indoor sob a orientação de um profissional preparado para extrair o seu melhor. Tudo isso ajuda a conduzir com mais leveza um esporte cujo esforço físico e dedicação são tão intensos.

Se você quer começar a praticar este esporte apaixonante, a minha sugestão é optar por provas por distâncias menores, como o Sprint triathlon. Não exige tanto do seu tempo e nem te leva ao limite do esforço físico. Esse é o tipo ideal de prova para quem deseja ingressar no mundo do nadapedalacorre. Após alguns meses de treino e competições a sua evolução será natural, e você vai enxergar o mundo com novos olhos e se desafiar ainda mais.

Estrutura é fundamental

Além disso, você precisa de uma boa estrutura e profissionais qualificados para direcionar seu treinamento, identificando pontos fortes e fracos e criando estratégias para que sua evolução seja constante. Traçar uma estratégia para provas mais longas, abaixar tempo para melhorar sua colocação, atingir novos objetivos e trabalhar seu psicológico durante a prova – tudo isso precisa ser feito por um profissional experiente.

E pode apostar que a estrutura onde você treina é a grande aliada ao seu desempenho.

Piscina semiolímpica aquecida, com água cristalina e sanilizada, que não prejudica sua pele e cabelo. Pedalar em bikes modernas, onde o sistema magnético simula com perfeição a sensação de pedalar em uma bike de verdade. Além do seu treino de corrida em esteiras modernas, cujas telas podem simular seu treino em vários locais do mundo e a qualquer hora. Simplesmente sensacional!

Na Swimex você encontra toda essa superestrutura aliada com a expertise do competente técnico e atleta profissional Guilherme Manocchio.

Rafael Scuissiatto é Personal Trainer de profissão e triatleta de coração desde 1998. Coleciona diversas conquistas: 4º lugar campeonato mundial XTERRA, 8x campeão geral Sesc Triathlon Caiobá, Bi-Campeão Brasileiro, Campeão Sul-brasileiro, Campeão taça pan-americana de triathlon, 8º lugar Campeonato Sulamericano, Campeão Paranaense elite, 4x top 15 Trofeu Brasil, ex-atleta profissional, integrante time Swimex Pro.