O menino que tinha medo de água tornou-se nadador e técnico experiente!

Ilan

Quem olha de longe não imagina que atrás da barba e do jeito despojado está um treinador exigente. Ilan Kuczynski Kessel nada desde os 6 anos, e se tornou um dos principais treinadores da Swimex, oferecendo toda sua experiência para nossos alunos.

Até os 3 anos, Ilan tinha medo de água, mas foram as aulas na piscina da Praça Oswaldo Cruz que o fizeram apaixonar-se por ela. Começou aos 6 anos, não conseguia colocar os pés no chão da piscina, mas já dava suas primeiras braçadas. Somente aos 12 anos começou a “treinar de verdade“, como ele mesmo diz: “Eu e minha irmã fomos para o Aquacenter Batel. Lá passamos pelos níveis até cairmos nas mãos do grande professor Jorge Takeda, um japonês de Londrina, ex-nadador, campeão paranaense de 200 metros borboleta, muito calmo e com uma didática espetacular”.

Ilan-stand-up-padle

Com o passar dos anos, Ilan passou a competir e chegou à divisão I da Federação de Desportos Aquáticos do Paraná (FDAP) – como se fosse a categoria principal hoje em dia. No entanto, manter os índices não foi tão fácil e Ilan caiu para o campeonato estadual de aspirantes, quando competiu no Campeonato Comercial de Cascavel.

Para surpresa dele e de todos, aquele campeonato levou-o de volta à categoria principal como campeão dos 200 metros livre: “Sempre fui nadador de 200 metros costas, mas nadei forte, com muita técnica. Fiz uma provinha redonda. Recuperei meu índice para o principal e ainda ganhei um elogio do nadador mais forte da equipe, Luís Fernando Vendrametto”, conta orgulhoso.

Quando questionado se alguma vez pensou em desistir, Ilan é categórico: “Nunca pensei em desistir! O ambiente era ótimo, amigos que são amigos até hoje, um grupo forte. Talvez não o mais forte na água, mas muito unido, graças ao trabalho de um dos maiores educadores/treinadores que já conheci e tenho como exemplo para a vida toda, o Professor Doutor João Roberto Liparoti, um desses “seres” fora de série que temos a sorte de encontrar na vida. O foco era treinamento e formação humana, um cara genial. Fui parando com os treinos pela sequência natural da vida, mas nunca abandonei atividade física e jamais a água”.

Para cursar a faculdade, Ilan afastou-se das competições, mas não das piscinas. Durante o curso de Publicidade e Propaganda, foi dar aulas para crianças de 3 a 6 anos em um das academias da cidade: “Comecei dando aula de joelhos e fazendo muita bagunça, apostando em atividades lúdicas, ensinando os fundamentos”, conta.

Na época, descobriu-se como treinador e professor, quando um de seus alunos de 5 anos passou no teste do Clube do Golfinho, considerado um dos maiores clubes de natação competitiva do Paraná. “Foi um orgulho! Descobri que ensinar era uma paixão”, confessa.

ilan-surf

Depois de concluir a faculdade de Comunicação, Ilan passou para o curso de Educação Física. Ao contrário dos colegas de classe, entrou no curso com 7 anos de experiência em academias e teve a oportunidade de conviver com grandes professores, os quais o inspiram até hoje.

Quando questionado sobre o esporte, Ilan esclarece: “Esqueçam aquela bobagem de ‘natação é o esporte completo’. Isso não existe, senão seria o fim de todos os outros, não concorda? Natação é um esporte, é uma boa atividade física, que deverá ser trabalhada conforme a necessidade de cada aluno”.

Além disso, explica que a natação exige dedicação e disciplina como qualquer outro esporte, principalmente para aqueles que pretendem competir: “Natação é basicamente dedicação 100% no período de treino, alimentação e descanso. Vou tirar do candidato a atleta o que ele puder me dar, sem dó”, brinca.

Ilan-animais

Ilan não voltou a competir, mas a água ainda é sua companhia constante. Hoje, além da natação, dedica-se ao Stand Up Paddle, ao surf e aos seus animais, duas cachorras que arrebataram seu coração. E, para este ano, Ilan tem planos ambiciosos: “Espero fazer a diferença na vida de muita gente. Desde aquele que quer perder o medo de mergulhar até o que quer chegar bem em águas abertas ou provas de piscina. Espero continuar ensinando com a mesma paixão”.

Leia também: Atividade física e envelhecimento

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/

Tags:
,