Sucos verdes

Sucos verdes

Os sucos verdes, ou seja, feitos com hortaliças e frutas em menor proporção, têm sido difundidos amplamente como uma opção para desintoxicar o corpo. Nesta semana, a especialista em nutrição esportiva e funcional, Juliana Pegorer dos Santos Molina, explica quais são os reais benefícios destas bebidas.

Uma das sensações do momento no que diz respeito à “vida saudável” é o suco chamado genericamente de “verde”, mas que nem sempre apresenta como resultado final tal coloração. Na verdade, trata-se da mistura de hortaliças (folhas e legumes) cruas e frutas em menor proporção. Complementos como gengibre, ervas, sementes (chia, linhaça) e condimentos como pimenta e açafrão também são usados.

Tais misturas apresentam, em sua maioria, poder antiinflamatório, antioxidante, digestivo e alcalinizante. Os sucos auxiliam na detoxificação do organismo e manutenção do equilíbrio orgânico. Mas vale destacar que, isoladamente, não fazem milagre. O termo “detox” está super em alta e torna, hoje, qualquer produto comercialmente mais vendável. Muitos sucos e produtos vêm carregando esse termo, porém o processo de detoxificação é um tanto mais abrangente.

Considerando que nutriente é informação para as células e que queremos células ativas e saudáveis, que nos levem a um metabolismo favorável, os sucos acabam sendo uma excelente ferramenta. Carregam uma grande carga de nutrientes sem necessariamente conter uma grande carga calórica. Pensando na questão calórica e metabólica, os sucos não devem levar grandes quantidades de frutas, que uma vez sem suas fibras (bagaço), acabam contribuindo com muita frutose (açúcar).

 Sucos naturais

É necessário entender que, para se atingir objetivos estéticos e/ou de saúde, a peça chave é a qualidade dos nutrientes que ingerimos, muito além de raciocinar em torno de valores calóricos. A alimentação excessivamente industrializada, carregada de produtos refinados e aditivos químicos, além quantidade carga enorme de agrotóxicos utilizada na agricultura hoje, vem trazendo grandes problemas de saúde às pessoas. É muita intoxicação para a baixa carga de nutrientes que propiciam a detoxificação. São muitos alimentos e compostos acidificantes comparados aos alcalinizantes. Essa intoxicação e hiperacidez precede e provoca desordens físicas, levando a quase todos os tipos de doença.

O organismo tem que preservar a alcalinidade do sangue e seu estado detoxificado para poder manter-se saudável. Por isso, aliando o consumo de sucos elaborados preferencialmente com vegetais orgânicos a uma alimentação limpa de compostos artificiais (dentro do possível) e sem excesso de produtos de origem animal, conseguimos um ambiente metabólico mais alcalino e detoxificado, resultando em bem–estar, vitalidade, disposição e saúde plena!

 Sucos coloridos e saudáveis

Dica de ingredientes para o seu suco (você pode usar 1 ou mais itens por grupo):

Frutas: maçã , limão, melão, abacaxi, laranja, kiwi, suco de uva integral, etc.

Folhas: couve, chicória, espinafre, folhas de brócolis, folhas de beterraba, etc.

Legumes: beterraba, cenoura, abóbora, pepino, couve flor, brócolis, abobrinha, etc.

Sementes germinadas: girassol, aveia, linhaça, chia, amaranto, quinoa, grão de bico, lentilha, ervilha, painço (opcional).

Extra: gengibre, hortelã, capim cidreira, salsinha, erva doce, pimenta dedo-de-moça, açafrão, etc.