Saúde, nutrição e tendência

O Ministério da Saúde definiu que no dia 31 de março é celebrado o dia da Saúde e Nutrição. Há tempos ficou clara a forte ligação entre uma alimentação equilibrada e a saúde geral, e é cada vez maior o número de pessoas que passam a ter consciência de que para ter qualidade de vida precisam se alimentar de forma cada vez mais natural e saudável.

Essa demanda é tão visível que até a grande indústria alimentícia está reagindo e se adaptando com produtos diferenciados. As gôndolas direcionadas para essa classe de produtos estão cada vez maiores. O setor de restaurantes, empórios, padarias e similares, segue a mesma tendência. Alex Atala, um dos chefs de cozinha mais renomados do país, se prepara para abrir um restaurante só de cozinha natural e saudável, com mercadinho anexo onde os clientes poderão comprar alimentos orgânicos.

Um dos fatores que impulsionam essa tendência é o aumento da expectativa de vida do brasileiro, que passa a se preocupar mais com saúde e ir à busca de prevenção de doenças. Isso está somado ao fato do crescimento enorme da obesidade, ao estilo de vida estressante e sedentário da maioria da população.

Ter uma boa nutrição atualmente significa:
– Buscar alimentos frescos, cada vez menos processados.
– Escolher com cuidado os industrializados, pois hoje temos empresas sérias que usam verdadeiramente o que está no rótulo.
– Valorizar produtos orgânicos. Ir à feira.
– Valorizar hábitos antigos e culturais
– Fazer a própria comida. A rotina deve ser de comida simples que você mesmo produz.
– Não desperdiçar comida. Comprar só o suficiente com programação.
– Comida, consumo consciente e sustentabilidade. Temas totalmente ligados.

A informação tirou um véu que ainda bloqueava a visão para alguns. Nutrição e saúde estão totalmente interligadas e o melhor é perceber que nossas avós estavam sempre certas no que diz respeito a comer saudável.

Afinal, estabelecer hábitos saudáveis, como praticar exercícios e manter uma alimentação equilibrada rica em nutrientes, melhoram sua imunidade, energia e disposição para executar as tarefas cotidianas, sem estresse. O auxilio de um profissional ajudará você a fazer substituições inteligentes, com receitas práticas, saudáveis e prazerosas. Marque sua consulta!