Proteja seus joelhos durante atividades físicas

Proteja seus joelhos durante atividades físicas

Responsáveis por carregar todo o nosso peso, os joelhos possuem uma completa rede de ligamentos, cápsula articular, meniscos, tendões… Com uma função vital para a sustentação do corpo, cada uma destas estruturas pode sofrer muito através da pressão exercida durante a atividade física.

Segundo Paulo Henrique Araújo, ortopedista e cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, o joelho é uma das articulações – ponto de encontro entre os ossos – que mais sofre com lesões, independente da faixa etária. “As articulações dos joelhos recebem todo o peso do corpo que pode ser ainda maior durante o exercício, já que descarregamos todo o peso em apenas um dos joelhos, como na corrida“, explica ao portal Minha Vida.

Evite lesões nos joelhos

Porém, os danos podem ser evitados com alguns cuidados durante a prática esportiva. O primeiro começa ainda no aquecimento, preparação que busca amenizar a carga que jogamos sobre os joelhos.

“Estes movimentos aumentam a amplitude da articulação. Quanto mais flexível ela estiver, melhor distribuída será a carga sobre ela e menos danos serão causados”, conta Ricardo Munir Nahas, Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, ao portal Vila Mulher.

É importante ressaltar que todo exercício terá impacto nas articulações, porém, basta o aluno saber dosar o peso jogado sobre os joelhos para prevenir problemas futuros.

Para evitar lesões, fortaleça seus joelhos

Respeitar os limites do corpo também é essencial. Nas primeiras semanas em uma nova modalidade, recomenda-se manter um ritmo leve. Aos poucos, com o organismo mais acostumado, o aluno pode ir aumentando a intensidade dos exercícios para adquirir melhor condicionamento. Mas toda essa alteração de treinos e cargas deve ser feita com auxílio de um profissional da área de educação física para que ela seja da forma mais segura possível.

As dicas valem também para os “atletas esporádicos”. Não há problema em jogar futebol apenas aos domingos com os amigos, mas se não houver preparação física durante a semana, com fortalecimento muscular e exercícios aeróbicos, há o aumento no risco de lesões.

Leia também: Conheça os principais mitos sobre a atividade física