O que são os princípios da especificidade, progressão e continuidade?

musculação

Continuando a nossa série sobre os princípios do condicionamento físico, hoje o gerente técnico da Swimex, Fabrício Kozel, falará sobre dois dos mais importantes princípios: da continuidade e progressão e o princípio da especificidade.

O princípio da progressão e continuidade remete a um programa de treinamento que estimula o organismo de modo crescente e regular. Se, durante a prática da atividade física, mantivermos sempre o mesmo nível de esforço, nosso organismo irá se adaptar e deixará de evoluir.

Temos que ter em mente que cada aluno irá se desenvolver de modo diferente. Então, embora duas pessoas façam o mesmo treino pelo mesmo período de tempo, não significa que irão progredir na mesma velocidade.

É exatamente por isso, e levando em consideração esse princípio, que a Swimex desenvolveu o sistema periodizado de treinamento, o qual direciona a atividade física com variações de carga e intensidade.

musculacao

Já o princípio da especificidade explica que o condicionamento físico é conquistado a partir de estímulos variados. Por exemplo: os exercícios com peso irão melhorar a força e a resistência muscular, enquanto os exercícios aeróbios irão desenvolver o condicionamento cardiorrespiratório.

É esse princípio que explica o porquê uma pessoa habituada a práticas como corrida e caminhada não consegue manter o mesmo rendimento no ciclismo. Isso acontece devido à especificidade das atividades.

andar-de-bicicleta

Por esse motivo, é muito importante que se realizem atividades variadas, evitando, assim, que a atividade física caia na monotonia e, por consequência, o resultado final do seu treinamento seja muito mais eficaz.

Fabrício Kozel

Fabrício Kozel
Gerente técnico da Academia Swimex

 

 

Leia também: O que é o princípio da sobrecarga?

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/