Qual é o principal benefício de se praticar Yoga?

casal-praticando-yoga

O início de uma nova atividade física sempre vem acompanhado de várias dúvidas: como começar os treinos, com que frequência deve-se praticar e quais são os benefícios a curto e a longo prazo. Nesta semana, o professor Silvio Lopes conta-nos como ele conheceu o Yoga e debate todos os benefícios da prática para nossa mente e corpo, confira o texto do professor:

Um aluno questionou-me outro dia sobre quais são os benefícios do Yoga. A pergunta me fez pensar no que me motivou a praticar Yoga no ano de 1999 para 2000. A minha primeira aula foi de uma forma bem descontraída: na praia da Guarda do Embaú – SC, o cenário perfeito, um amigo ensinou alguns exercícios para mim, sem mencionar que era Yoga o que estávamos praticando.

Naquela época, eu estava à procura de algo que pudesse melhorar a agilidade do corpo na prática do surf, e os exercícios encaixaram-se perfeitamente, pois são necessárias muita fluidez, flexibilidade e força para surfar.

pratica-de-yoga-academia

Senti resultados rápidos; com alguns cuidados na alimentação no primeiro mês em que pratiquei com regularidade, o corpo tornou-se mais flexível, equilibrado e em um estado relaxado e descontraído. Perceber esses resultados foi determinante para mim, fez com que eu mudasse meu ponto de vista sobre o Yoga.

Foi essa a resposta que dei ao meu aluno, quando ele me questionou sobre a prática do Yoga. O estado relaxado permite que você tenha mais qualidade e atenção perante si mesmo e as coisas que estão externas a seu corpo e dependem de suas ações.

A frequência normal das coisas é a distração, a identificação com pensamentos e emoções que muitas vezes perturbam seu poder de decisão. O iniciante da prática logo sente o corpo mais descontraído e equilibrado, a melhora na respiração e no sono. Tudo isso se reflete fisicamente e aos poucos você passa a levar para outros setores de sua vida.

Fica o convite para as nossas práticas, na academia ou no Parque Barigui.

#GoYoga

140x140_Silvio

Silvio Lopes
Instrutor de Yoga
Silvio é certificado pela Universidade Lusófona de Portugal e pelo método Sádhana Yôga. Além das aulas na Swimex, é responsável pelo projeto Yoga no Parque e instrutor de Yoga Laboral.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira os horário que o professor Silvio vai estar na Swimex, clique e veja a grade horária.

Leia também: Zumba: a mistura de ritmos para quem quer emagrecer se divertindo

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/