Praticar esportes deixa você mais inteligente

Um estudo feito na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, descobriu que o nosso cérebro funciona melhor quando praticamos exercícios físicos.

A pesquisa mostrou que existe um vínculo bem claro entre exercício físico e atividade cerebral. Os jovens que praticam esporte apresentaram desempenho muito melhor de raciocínio, aprendizado e memória em relação ao grupo dos sedentários.

O motivo é bem simples: atividades aeróbicas (correr, caminhar, andar de bicicleta, nadar) elevam a circulação do sangue no cérebro na produção das substâncias químicas que regulam o sistema neurotransmissor, o que aumenta a comunicação entre os neurônios. Com isso, eles produzem mais neurotransmissores como a proteína BDNF (fator neurotrófico derivado do cérebro).

Essa proteína recupera neurônios danificados e estimula o crescimento de novos dentritos (extensões dos neurônios que fazem a comunicação entre as células do sistema nervoso), além de atuar nas células-tronco armazenadas, que se desenvolvem e se tornam centenas de milhares de novos neurônios, surgindo especialmente no hipocampo, área responsável pela aprendizagem e memória, melhorando o funcionamento do cérebro.

E não é preciso ser maratonista. “Trinta minutos de caminhada, três vezes por semana, já provoca impacto positivo logo no primeiro mês”, diz Arthur Kramer, professor de neurociência da Universidade do Illinois.