Potencialize seu desempenho com música!

Potencialize seu desempenho com música!

Ouvir músicas animadas durante a prática de exercícios físicos é uma das maneiras mais populares para ganhar motivação nos treinos. Tal benefício tem inclusive sido alvo de estudos ao redor do mundo, que buscam definir que alterações físicas e psicológicas suas canções preferidas podem causar no organismo.

Entre as pesquisas mais recentes está a realizada na Brunel University, em Londres. Segundo o líder do projeto, Costas Karageorghis, a música é capaz de melhorar o rendimento e a resistência física em até 15%, além de potencializar os níveis de prazer durante os exercícios.

Enquanto ouve canções do estilo pop ou rock, o aluno consegue também percorrer distâncias mais longas. No caso do Spinning, por exemplo, ele pedala de forma mais intensa.

Trilhas de filmes

De acordo com reportagem do GNT, algumas músicas específicas potencializam os benefícios. Para os pesquisadores ingleses, ouvir a trilha sonora do seu filme favorito pode também ajudar a manter a constância no treinamento. Um dos motivos são as melodias e vocais impactantes combinados com canções que despertam boas memórias.

 Influência da música nos esportes

Menos oxigênio

Outra pesquisa, realizada em 2012 pela Universidade Sheffield Hallam, do Reino Unido, buscou analisar o desempenho de atletas ao som de músicas. Dessa vez, o foco foram os ciclistas.

Conforme os pesquisadores relataram, ao pedalar no ritmo das canções, era necessário 7% menos oxigênio para fazer o mesmo treino, em comparação com atletas que não sincronizavam seus movimentos com o som ambiente.

Nesse estudo, os resultados mostraram que a música pode funcionar, por exemplo, para ajudar os atletas a manter um ritmo constante, sem gerar gasto energético desnecessário.

Independentemente do seu estilo musical favorito, aproveite os benefícios da música e sinta prazer enquanto pratica exercícios físicos!

Leia também: Substituição inteligente de alimentos

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/