Pedale com segurança

Pedale com segurança

A bicicleta é um meio de transporte sustentável e bastante saudável. Contudo, quem deseja utilizá-la para percorrer trajetos mais longos deve tomar algumas precauções, garantindo a sua segurança durante o percurso, especialmente em trechos que não contam com ciclovias.

Equipamentos

Capacetes, luvas e joelheiras são itens fundamentais na hora de pedalar, mas a bicicleta também precisa conter determinados equipamentos. De acordo com o Código de Transito Brasileiro, é obrigatório o uso de campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.

Além do farol dianteiro, uma opção interessante é instalar na bicicleta a luz intermitente (famoso pisca-pisca), que ajuda o ciclista a ser visto à noite, reduzindo o risco de acidentes causados pela baixa visibilidade no trânsito.

Para evitar que sua bicicleta fique na metade do caminho, leve sempre acessórios para manutenção, como uma bomba de encher pneus, um kit remendo e chaves compatíveis com a sua bike.

 Segurança para ciclistas

Respeite as leis

Ao pedalar, fique sempre atento à sinalização e nunca ande na contramão. Segundo Willian Cruz, fundador da ONG Vá de Bike, outra dica é ficar longe dos carros parados, pois os motoristas acabam não vendo a bicicleta se aproximar e podem abrir a porta justo neste instante: “Fique a uma distância que seja suficiente que uma porta abrindo não te derrube. Mantenha pelo menos um metro dos carros parados, tentando imaginar até onde iria uma porta aberta. De preferência, ocupe a faixa seguinte”.

Busque também sempre sinalizar com as mãos o que você pretende fazer: “Peça passagem, dê passagem, sinalize que o motorista pode passar quando você decidir esperá-lo, avise quando você for precisar entrar na sua frente (e espere para ver se ele vai parar mesmo)”, acrescenta Cruz.

Trajetos tranquilos

Se o trajeto que você percorre não possui ciclovias, dê preferência às ruas menos movimentadas. Para quase todas as avenidas muito movimentadas existe um caminho alternativo, com menos carros.

Estas dicas e muita atenção ao que acontece ao redor tornarão seu trajeto de bicicleta muito mais seguro!

Leia também: Conheça a importância da avaliação física

Por fora parece uma academia. Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba. Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/

Tags: