Páscoa sem culpa

Páscoa sem culpa

Gostar de chocolate e de cuidar do corpo são duas coisas que nem sempre andam juntas, mas quando andam podem tornar-se uma preocupação. Mas, com as informações corretas, isso pode deixar de ser um problema e voltar a ser um prazer.

A nutricionista Gabriela Forte, formada pelo Centro Universitário São Camilo, há trocas saudáveis que podem contribuir para seu metabolismo e reduzir a compulsão por doces. Seguem as preciosas dicas:

O RÓTULO AMIGO

Prestar atenção nos rótulos é algo simples que pode fazer muita diferença, e muita gente deixa de aproveitar essas informações. Os ingredientes são colocados em ordem decrescente, o que significa que os primeiros componentes apresentados são os de maior concentração na composição do produto.“Se começar com o açúcar, pode fugir! É melhor optar pelos que comecem com cacau”, diz.

O BRANCO É VILÃO

Há quem prefira o chocolate branco ao preto, mas, segundo Gabriela, ele deve ser evitado por quem quer cuidar da saúde. Ela conta que ele possui alta concentração de gordura e nenhum benefício para a saúde.

DIET?

Os produtos zero açúcar possuem um ponto negativo para quem não é diabético. Na maioria das vezes, eles levam altos índices de gordura para realçar o sabor e acabam sendo um tiro que sai pela culatra. Cuidado!

ORGÂNICO?

Tá liberado. Livres de agrotóxicos, livres de fertilizantes, livres de problemas.

– CALORIAS + NUTRIENTES

Existem maravilhosas versões de chocolate com mais de 70% de cacau, que além de terem menos calorias em sua composição, possuem uma quantidade elevada de nutrientes. Gabriela Forte assina a dica: “O cacau possui concentração de antioxidantes responsáveis por combater os radicais livres que estimulam processos patológicos e envelhecimento precoce, além de auxiliar na saúde cardiovascular.”

CHOCÓLATRA EM PÂNICO

Gabriela tem uma dica muito especial para quem sente desejo constante por chocolate e doces em geral: consumir frequentemente picolinato de cromo. Contribuinte ativo para o metabolismo de carboidratos e lipídeos, é um suplemento que potencializa os efeitos da insulina e a ativação de seus receptores, o que ajuda a estabilizar o desejo por açúcar se estabiliza. O picolinato de cromo é vendido em cápsulas, em farmácias, mas também pode ser encontrado na dieta, em alimentos como carnes e cereais integrais.