Os nutrientes do morango

Os nutrientes do morango

Ideal para saladas de frutas e sobremesas, o morango é uma fruta que une sabor, aroma e muitos nutrientes. Entre seus principais benefícios está a vitamina C, um antioxidante natural que previne infecções e gripes.

A sua cor chamativa – e muito bela – também é sinônimo de saúde. Segundo a nutricionista Rosane França, a substância responsável pelo tom avermelhado é antioxidante, auxiliando na prevenção do envelhecimento da pele. “O morango também contém piroxidina (vitamina B6) que é benéfica para mulheres. Além disso, é rico em fibras e melhora as funções intestinais“, acrescenta Rosane ao portal Vila Mulher.

Para quem gosta da fruta, outra notícia positiva: o morango possui baixo teor calórico: 100 g da fruta contêm apenas 36 kcal.

 Sobremesa com morangos

Retenção de líquidos

A sensação de inchaço que muitas pessoas sentem também pode diminuir com o consumo de morango. Um dos motivos é a grande quantidade de potássio existente na fruta, que ajuda a equilibrar a quantidade de sódio no organismo e, consequentemente, minimiza a retenção de líquidos.

A nutricionista Valéria Paschoal explica à revista Viva Saúde: “Como as pessoas tendem a consumir sódio cada vez mais com alimentos embutidos e industrializados, comer morangos seria uma ótima forma de ingerir potássio para regular o organismo“.

Preserve seus nutrientes

Algumas dicas na hora de preparar a fruta ajudam a manter seus benefícios. Evite picar o morango, quanto mais repartido, maior o contato com o ar, que causa a perda dos antioxidantes. O mesmo cuidado vale para sucos: não deixe o alimento triturar por muito tempo no liquidificador.

 Sugestão de sobremesa com morangos

Procure também não levar ao fogo, pois a vitamina C tende a desaparecer no processo. Caso você faça uma torta, por exemplo, utilize o morango para decoração, ou apenas no fim do preparo.

Leia também: Aula de Ritmos na Swimex