Nadar no inverno é ainda melhor!

Nós já falamos o quanto é importante continuar praticando atividades físicas mesmo durante o inverno. Mas hoje vamos falar de uma atividade em especial: natação!

Esse esporte é um dos únicos que trabalha todos os grupos musculares de uma forma harmoniosa e com risco mínimo de lesões, aumentando a resistência, a flexibilidade e a força ao mesmo tempo que possui alto gasto calórico.

Durante o inverno as vantagens da natação são ainda maiores, principalmente para aqueles que possuem problemas respiratórios (que normalmente se agravam e tornam-se mais frequentes nos dias frios). A umidade do ar no ambiente aquático evita a secura nasal que normalmente tais doenças geram. Além disso a densidade da água exige que a respiração seja mais forte nos momentos de deslocamento, aumentando a resistência física do organismo.

Mas atenção! É importante cuidar com o momento de saída da piscina para evitar um choque térmico. Vista roupões e toalha para ir até o vestiário, tome um banho morno, lembre-se de secar bem cabelos e ouvidos para evitar gripe e otite e se agasalhe antes de sair da academia.