Com o pé na estrada, mas o treino em dia

treino-parque

Viajar é, para alguns um momento de descanso e diversão na companhia de amigos e familiares, enquanto para outros faz parte da rotina de trabalho. Seja a trabalho ou a lazer, você não precisa interromper suas atividades físicas durante as viagens.

Em entrevista concedida ao Jornale, portal de notícias da TVCI, o professor da Swimex, Juliano França, mostra alguns exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar, confira na reportagem:

Para não perder o ritmo, o ideal é que você procure se exercitar mesmo durante as viagens. Hoje, a maioria dos hotéis tem sala de ginástica, e mesmo aqueles que não têm costumam ter parceria com academias próximas. Confira algumas dicas de exercícios fáceis que você poderá fazer durante este período:

A preparação começa antes da viagem!

Na hora de fechar as malas, lembre-se de levar alguns acessórios, como cordas, elásticos e pequenos pesos (pode ser caneleiras). Com eles, você poderá reproduzir as séries com que já está acostumado na academia. Na ausência desses acessórios, não se preocupe, é possível improvisar alguns.

elastico-musculação

Comece com o aquecimento

Inicie com exercícios para acelerar seu metabolismo e  as articulações e os músculos. Você pode subir e descer as escadas, ou fazer uma corrida ou caminhada leve ao ar livre.

Para aquecer os braços, faça movimentos circulares para frente e para trás com os braços estendidos, como no vídeo abaixo. Não se esqueça de repetir os movimentos com os ombros e terminar com um leve alongamento.

Exercícios para as pernas

Você pode começar com um agachamento livre, simulando o ato de sentar e levantar de uma cadeira. Porém é preciso ter alguns cuidados como, não ultrapassar o ângulo 90º, e ficar atento para que a ponta do joelho não ultrapasse a linha das pontas dos pés durante o movimento.

Outro exercício que é possível fazer é a passada unilateral sem apoio, como na imagem abaixo:

passada-unilateral

Exercícios para os braços

Além das flexões em solo, procure alternar os exercícios com o levantamento lateral. Coloque uma caneleira nos pulsos, se não tiver esse acessório, encha duas garrafinhas de água e segure como peso e faça o exercício normalmente.

Para trabalhar os ombros, sente e incline o peitoral em direção às coxas e faça o movimento como se estivesse fazendo o exercício conhecido como crucifixo.

crucifixo-invertido

Abdominal

Você pode repetir o treino que já faz na academia. Mas fique atento à coluna: se não estiver bem reta, incline as pernas para cima em um ângulo de 90 graus e faça o movimento concentrado no abdômen.

Finalize o treino com uma série de exercícios aeróbios, pode ser uma caminha ou corrida. Se estiver disposto a um desafio, tente subir as escadas dois degraus por vez, mas, atenção: apoie o pé inteiro no degrau de cima para não forçar a panturrilha.

Procure fazer suas atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana.

Boa viagem e bom treino!

Leia também:

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/