As mulheres na conquista dos esportes

corrida_mulheres

Hoje comemoramos o Dia Internacional da Mulher, dia em que celebramos todas as conquistas delas na sociedade. As mulheres protestaram pelo direito à educação, pela remuneração equiparada e também para serem reconhecidas como atletas.  Até mesmo nos Jogos Olímpicos, que existe desde o período de dominação Grega, as mulheres só conquistaram o direito a participar de todas as modalidades olímpicas durante os jogos de Londres, em 2012.

Jogos Olímpicos da Antiguidade

Na antiguidade, as mulheres eram proibidas de participar de qualquer prática esportiva. Na época, elas eram educadas para se tornarem donas de casa, e por isso não precisariam se desenvolver fisicamente.

O primeiro registro de uma mulher nos Jogos Olímpicos da Antiguidade é de 268 a.C, durante a 128º Olimpíada, quando a grega Belistiche participou e venceu a prova de quadriga de potros – carro puxado por quatro animais. Depois dela, os gregos instituíram os jogos Heranos, exclusivamente femininos, que contavam apenas com uma prova: a corrida de 162 metros.  Jogos que foram proibidos, assim como a realização dos Jogos Olímpicos, durante a dominação romana.

quadriga-potros

Jogos Olímpicos Modernos

Na Era Moderna, as Olimpíadas voltaram a ser realizada em 1896, com a iniciativa do francês Pierre de Frédy. No entanto, ainda nesse momento, as mulheres continuaram sendo proibidas de participar. Na época, o movimento pelos direitos das mulheres ganhou muita força e várias instituições pediram ao Comitê Olímpico Internacional (COI) a participação das mulheres nos jogos, a qual foi negada.

corrida_mulheres_2

Em protesto, no mesmo ano, Stamati Revithi realizou o percurso da Maratona fora do estádio no dia seguinte à realização da prova. Ela completou o percurso em 4 horas e meia, conquistando índice menor que muitos homens, mas não teve o reconhecimento do COI.

Para tentar mudar essa realidade, em 1917, a francesa Alice Melliat fundou a Federação Esportiva Feminina Internacional (FEFI), que passou a supervisionar recordes e estabelecer regras para o esporte feminino. A FEFI também organizou os Jogos Olímpicos Femininos em 1922, 1926, 1930 e 1934.

Com o sucesso de público e a grande repercussão, o COI viu-se obrigado a integrar os esportes femininos nas Olimpíadas Modernas. Porém, somente em 1936, durante as Olimpíadas de Berlim, é que as mulheres foram oficialmente reconhecidas como atletas olímpicas.

mulheres_judo

Desde então, elas têm conquistado, cada dia mais, espaço nos esportes e derrubado barreiras e preconceitos. Hoje, não há mais esporte olímpico nos quais elas não estejam presentes, mostrando, portanto, a capacidade de superação e resistência feminina.

Aproveitamos o dia de hoje para lembrar tudo que as mulheres já conquistaram e incentivar a encararem de forma mais positiva todos os desafios que elas ainda têm pela frente.

Leia também: Atividade física e envelhecimento

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/