Melhores parques em Curitiba para correr

 Melhores parques em Curitiba para correr

Conhecida por seus belíssimos parques, Curitiba possui diversas opções de locais para quem não dispensa os benefícios da corrida. Confira a seguir sugestões de parques e praças bastante populares entre os corredores iniciantes e profissionais da capital paranaense.

Jardim Botânico – nível intermediário a experiente

Próximo à região central de Curitiba, o Jardim Botânico é um dos principais símbolos de Curitiba. Em seu entorno, há pistas de corridas e muita vegetação nativa que atrai olhares admirados de turistas e moradores da capital.

Em relação às pistas, no percurso exige-se um pouco mais de esforço devido à variação de aclives e declives. Apesar de serem estreitas, possuem boa iluminação e encontram-se em ótimo estado. A infraestrutura do parque também é excelente. Há banheiros e estacionamentos, além de uma lanchonete próxima para quem deseja uma refeição saudável após o treino. O parque abre às 6h, mas fecha cedo, às 20 horas. No horário de verão, é comum que fique aberto por mais tempo, em horário definido pela Prefeitura de Curitiba.

Parque Barigui – Nível iniciante a experiente

Parque Barigui

Localizado em um espaço de 1,4 milhão de m², na Avenida Cândido Hartmann, o Parque Barigui é um dos pontos mais procurados pelos praticantes da modalidade. A pista de corrida é de 5,4 km e possui um terreno bastante plano. Sua inclinação é apenas perceptível quando se está correndo.

A estrutura é uma das melhores da cidade. Há três pistas: uma para corrida, outra para caminhada e a última destinada aos ciclistas. Dessa forma, todos conseguem praticar suas modalidades tranquilamente. Há também bebedouros e banheiros (pagos e gratuitos) que fecham às 18 horas.

O Barigui fica aberto 24 horas, no entanto, não é aconselhável correr muito tarde da noite, pois alguns lugares não são iluminados devido à existência de animais silvestres, especialmente no bosque próximo à pista de corrida. Quem deseja tranquilidade para praticar exercícios também deve evitar o parque nos fins de semana, entre as 10 e 18 horas, pois atrai centenas de visitantes, sobretudo em dias ensolarados, deixando as pistas bastante cheias.

Passeio Público – nível iniciante a experiente

Próximo ao Centro Histórico, o local abriga diversos animais silvestres, especialmente aves com perigo de extinção, como a belíssima Arara Azul.

Sua pista de corrida é plana e encontra-se em ótimas condições, porém, o percurso é curto. O Passeio Público possui banheiros e bebedouros, mas, para quem gosta de correr à noite, não é uma boa opção, pois ele fecha às 20 horas.

Praça Oswaldo Cruz – nível iniciante a experiente

Praça Oswaldo Cruz em Curitiba

No centro da capital paranaense, a Praça Oswaldo Cruz fica entre as movimentadas avenidas Visconde de Guarapuava e Sete de Setembro. Apesar de o percurso não ser longo – com 475 metros –, reúne atletas e moradores da região, sendo ideal para quem não tem tempo ou disponibilidade para ir a parques mais distantes. O local conta com uma pista de atletismo, pista de corrida, quadra poliesportiva e piscina olímpica.

A pista de corrida não possui o percurso muito longo, mas é bastante variada, com, inclusive, aclives e declives. Também é indicada para treinos noturnos, pois se trata de um lugar seguro e com boa iluminação.

Parque Tingui – nível iniciante a experiente

Inaugurado em 1994, o Parque Tingui possui o Memorial Ucraniano, uma de suas principais atrações. Além disso, há também duas pistas: uma para corrida/caminhada e outra para ciclismo. No geral, elas estão em boas condições, porém, há pequenos trechos que necessitam reparos. A volta inteira é de aproximadamente 5 quilômetros e bastante plana.

O local conta, ainda, com banheiros e estacionamento. Um diferencial são os trechos da pista por dentro da mata ciliar, o que deixa o trajeto perfeito para ser realizado em dias quentes. Por ser pouco frequentado durante a semana, não é aconselhado correr sozinho.

Leia também: Conheça os principais mitos sobre a atividade física

Por fora parece uma academia. Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba. Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/