Quais são os melhores óleos de cozinha?

Amendoim, soja ou coco. Atualmente, nas prateleiras de supermercados existem óleos de cozinha de diversas origens. Porém, com tanta variedade, às vezes fica difícil saber qual é o melhor tipo para utilizar no preparo das refeições.

Para facilitar a sua escolha, trazemos as características dos óleos mais populares, e de que forma eles podem manter a sua alimentação saudável.

Girassol

O óleo de girassol contém vitaminas A, D, E e do complexo B, além de minerais e ácidos graxos insaturados. Seu poder antioxidante combate o envelhecimento precoce e auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico.

 Óleo de girassol

Por ser mais resistente do que outros óleos de cozinha, ele pode ser aquecido a 200ºC sem perder suas propriedades naturais.

Soja

Famoso na cozinha, esse óleo é rico em ômega 3 e ômega 6 – gorduras que ajudam no processo anti-inflamatório, regulam os níveis de colesterol e minimizam o risco de doenças cardiovasculares. Também é indicado para frituras, pois pode ser aquecido até 180ºC sem perder seus benefícios.

Coco

Tendo conquistando muitos admiradores nos últimos anos, o óleo de coco se mostra eficaz na diminuição do colesterol ruim e na elevação do colesterol bom. Porém, ao contrário dos tipos anteriores, perde suas qualidades ao ser aquecido em altas temperaturas. O ideal é adicioná-lo em refeições geladas.

Amendoim

Devido à grande quantidade de ômega 9, este óleo é capaz de reduzir o colesterol ruim e prevenir doenças cardiovasculares. Ele pode ser empregado nas mais variadas receitas, como pratos cozidos, frituras e saladas frias.

 Óleo de amendoim

Azeite de oliva

Saboroso e benéfico, seu consumo moderado ajuda a manter os níveis de colesterol equilibrados. Possui também vitamina E, que ajuda a regular o intestino.

O azeite pode ser encontrado na versão tradicional ou extravirgem, menos ácida, recomendada para temperar saladas e outros pratos frios.

Mesmo com diversos benefícios, nenhum dos óleos deve ser consumido em excesso. O segredo é a moderação.

Leia também: Potencialize seu desempenho com música!

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/