Inimigos conhecidos dos atletas

Inimigos conhecidos dos atletas

Cãibras, bolhas nos pés ou fadiga são grandes inimigos de quem pratica atividades físicas. Contudo, estes problemas podem ser revertidos através de alimentação, treinamento e hábitos diários.

A seguir, confira como minimizar estas e outras adversidades, já conhecidas pelos atletas.

Dor lateral

Comum durante a prática de corrida ou Spinning, a famosa “pontada lateral” gera desconforto na região abaixo das costelas. Há várias causas para essa dor, como respiração incorreta, esforço exagerado ou falta de condicionamento físico.

Para evitá-la, uma dica é consumir alimentos leves e ricos em carboidratos antes dos exercícios físicos, sempre em pequenas quantidades.

Já em relação aos treinos, respeite os seus limites e, principalmente, preste atenção à sua respiração, conforme explica a educadora física Carolina de Sousa ao portal Corpo a Corpo: “Se você é iniciante, comece a se exercitar com um ritmo lento, para que o corpo se acostume e acerte a frequência da sua respiração. Um aquecimento mais leve vai acertar o trabalho muscular e ajeitar a respiração do atleta“.

Cãibras

Ainda não há explicação científica de porque ocorrem as cãibras. Entre os motivos levantados por especialistas estão alterações nos níveis de sódio ou potássio das células musculares.

Segundo o educador físico Renato Dutra, o problema pode acontecer quando o aluno está pouco condicionado ou mal alimentado. “Quem exagera no tempo ou na intensidade do exercício pode sofrer cãibras por falta de vitaminas e sais minerais, o que leva à fadiga muscular”, conta ao portal M de Mulher.

 Cãibra durante as atividades físicas

Para minimizar as dores, procure aumentar o nível de eletrólitos (sódio e potássio) do seu organismo através de bebidas esportivas, mas somente quando o treino for bastante exigente.

Bolhas e assaduras

Estes problemas podem prejudicar o desempenho nos exercícios físicos, especialmente dos corredores. Para evitar as bolhas, dê preferência às meias que utilizam poliéster e elastano.

Já para diminuir as chances de assaduras, sempre prove as roupas esportivas que você deseja antes comprá-las. Movimente-se bastante para identificar se alguma parte do corpo sofrerá atrito e, consequentemente, assaduras.

Leia também: Por dentro do Spinning

Por fora parece uma academia. Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba. Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/