Histórias de Superação – Júlia Mendonça

A História de Superação de hoje vai contar um pouco sobre a jornada da Júlia Mendonça, que em 3 anos transformou completamente seu estilo de vida.

Tudo começou em 2012 quando ela reviu algumas fotos do seu aniversário de 26 anos e ficou assustada com o seu próprio tamanho. Na época Júlia estava pesando 89 quilos, 26 quilos a mais do que quando começou o seu namoro com o atual marido, Felipe. “No início do relacionamento o Felipe tentou me incentivar a correr e a fazer musculação, mas achava tudo isso muito chato”.

Indignada consigo mesma por ter deixado isso acontecer com seu corpo, tomou uma decisão e começou a fazer aulas de natação. Depois da natação decidiu partir para o triathlon, mas tinha um detalhe — Júlia não sabia andar de bicicleta e nunca tinha corrido mais do que 1 quilômetro, mas segundo ela: “desistir não era uma opção”. Ela aprendeu a andar de bicicleta, começou a fazer treinos de corrida e depois de apenas dois meses ela participou da sua primeira prova de triathlon.

Como se não fosse o bastante, Júlia começou a participar de provas de travessia e a correr meias maratonas. Em 2014, já tinha participado de 5 provas em montanha e uma no asfalto. Depois de passar pelo ciclismo, pela corrida de montanha e pelo triathlon, descobriu que seu forte mesmo era a natação por isso começou a investir na modalidade.

Buscando uma evolução ainda maior, passou então a procurar outras academias até chegar na Swimex, onde foi aconselhada a fazer uma aula experimental com o professor Ilan Kessel. Logo no final da aula já fez a sua matrícula e começou o seu novo treinamento. “O professor Ilan me ajudou a perder todos os meus medos, em seis meses eu melhorei absurdamente meu desempenho.”

Recentemente Júlia participou na Travessia da Enseada, uma prova de 3 quilômetros. “Se tivessem me falado no ano passado que eu nadaria 3 mil metros, jamais acreditaria… Essa competição foi muito especial pra mim, a experiência de ter conseguido concluir a prova foi incrível, toda a minha dedicação e disciplina valeram a pena“.

A Júlia veio até nós para compartilhar essa história com um objetivo muito simples: “motivar outras pessoas saírem do sedentarismo e terem mais qua vida.”

Toda essa mudança resultou em 37 quilos a menos. Mas essa não foi a transformação mais importante — o mais importante foi a mudança de hábitos; A reeducação alimentar e prática de atividades físicas melhoraram muito sua qualidade de vida.

Você tem alguma história de superação para nos contar? Mande para gente, a sua experiência pode motivar outras pessoas! ;]