FitSoccer: condicionamento físico com ênfase nos exercícios do futebol

FitSoccer: condicionamento físico com ênfase nos exercícios do futebol

Com base na experiência do professor Rodrigo Rezende, que há mais de uma década trabalha como preparador físico de clubes de futebol, a empresa R4 Training lançou uma metodologia específica de atividade física baseada na modalidade futebol.

Com sede em Curitiba (PR), a empresa, voltada à prática esportiva, desenvolveu diversas modalidades que buscam trazer os movimentos do esporte mais aclamado do Brasil para condicionar fisicamente alunos que não levam, necessariamente, uma vida de atleta. O FITSOCCER é um treinamento funcional com movimentos específicos de um atleta de futebol.

A R4 Training possui seis categorias diferentes de atividades, que contemplam as mais variadas necessidades do público, desde o FitSoccer direcionado às crianças até treinamentos exclusivos para empresas que buscam o bem-estar de seus colaboradores.

Confira um pouco sobre cada modalidade:

FitSoccer

Nos 90 minutos de uma partida, os atletas realizam diferentes movimentos, como caminhada, corrida, deslocamento de costas e laterais, giros e saltos. Com base nestas atividades dinâmicas, até mesmo os alunos que não levam uma vida de “boleiro” podem se beneficiar com o FitSoccer através dos estímulos variados.

Oferecida pela Swimex até o dia 11 de julho, em parceria com a R4 Training, a atividade física tem como objetivo desenvolver força, velocidade, coordenação motora e resistência. Para isso, os exercícios utilizam diversos materiais, entre eles: cones, cintas de tração, barreiras e, claro, bola de futebol.

Para contagiar os alunos e incentivá-los a superar seus limites, as aulas na R4 Training têm ainda músicas temáticas de futebol como pano de fundo, gritos de torcida e narrações de gol, transformando o ambiente do treinamento em um verdadeiro estádio.

FitSoccer na Swimex

Cada aula tem duração média de 45 minutos. Nesse período, o aluno irá realizar diversos exercícios de isometria, que treinam os músculos profundos e ativam o core, buscando sempre o melhor aproveitamento da energia do organismo. Como resultado, há um alto gasto calórico entre 400 e 600 kcal, dependendo do perfil do indivíduo.

FitSoccer Kids

Destinada a crianças de 7 a 11 anos, a modalidade de ginástica infantil desenvolve aspectos como equilíbrio, coordenação e lateralidade. Além do condicionamento físico, as aulas permitem que os alunos adquiram senso de coletividade e cooperação.

FitSoccer Advanced

É a categoria destinada a atletas amadores e profissionais que necessitam treinar diariamente. O objetivo das aulas é melhorar constantemente o desempenho dos atletas em campo. Para isso, o atleta irá ter uma rotina de treinamento semelhante às dos clubes profissionais de futebol.

Modalidade FitSoccer

Atletas iniciantes que desejam se preparar para seleções de clubes profissionais, em fase de reabilitação ou que se encontram em processo de transição entre clubes podem optar pela categoria.

Treinamento funcional

Realizada em grupo ou individualmente, a modalidade se baseia nos movimentos realizados pelos jogadores de futebol para condicionar o corpo, como pular, correr, puxar e girar.

Os exercícios – adaptados à necessidade de cada aluno – atendem tanto pessoas com maior condicionamento como aquelas que começaram a realizar atividades físicas recentemente.

Treinamento Corporativo

Empresas, clubes ou condomínios que buscam incentivar hábitos saudáveis entre seus colaboradores podem optar pelo treinamento corporativo da R4 Training. Além do FitSoccer, é possível implantar outras modalidades excelentes para o condicionamento físico, como Corrida, Treinamento Funcional, entre outras.

Treinamento Personalizado

Acompanhado por um profissional durante todo o seu treinamento, o aluno encontrará aulas em que possa progredir sempre respeitando os limites do corpo.

A cada dia, o professor será responsável por apresentar diferentes treinos e acompanhar o desempenho do atleta que busca melhor aproveitamento. Outro diferencial desta categoria é o acesso exclusivo, através do site da R4, aos treinos e avaliações físicas por meio de login e senha.

Leia também: Conheça os diferentes tipos de açúcar