Fernanda Penkal - Atleta Swimex Pro

Fer Penkal, nossa nova atleta Swimex Pro

Minha história no triathlon começou bem despretensiosa, nunca imaginei chegar, tão rápido, aonde estou hoje.

Nunca fui uma pessoa sedentária. Desde pequena praticava esportes, sempre incentivada pelos meus pais, era algo que fazia parte da minha vida.

Então, há 3 anos comecei a correr por conta, no parque mesmo, com uma amiga. Nos inscrevemos em uma prova de corrida de rua, para conseguir completar 10k, o qual eu nunca havia feito. Foi amor a primeira vista, aquela vibe da prova de rua, todo mundo lá bem cedinho fazendo um esporte em conjunto, achei incrível! Comecei a participar de várias provas e percebi que eu melhorava a cada prova – foi o que me motivou a começar treinar e ir atrás de planilhas mais especificas de corrida.

Com a corrida, acabei conhecendo pessoas do mundo do Triathlon, entre elas meu namorado. O qual me incentivou desde o início a entrar em uma equipe pra ver como era.

Entrei na Manocchio há exatos 2 anos. Não sabia nadar direito e nem tinha uma bike. Foi tudo acontecendo aos poucos, e quando vi já estava com uma rotina de treinos que me deixava completamente feliz e realizada.

Eu não entrei com a pretensão de fazer um IRONMAN (como acontece com muita gente), entrei simplesmente para treinar, que era o que eu gostava de fazer. Até porque eu tinha muito receio do mar, não sabia nadar direito, ficava apavorada em pensar em nadar no mar com um muita gente junto.

Entrei na Swimex para aprender a nadar e perder esse medo. Foi o que aconteceu! Comecei a nadar todos os dias, melhorarando bem aos poucos (porque a natação envolve muita paciência e persistência) e recentemente comecei a amar (risos). Entendi que treinando, mesmo que você não nade desde criança, você consegue melhorar. Com a estrutura da academia, consegui melhorar em tudo. Fortalecimento, alongamento e, principalmente, não perder treino por causa da chuva ou frio.

Participei do meu primeiro sprint (distância mais curta) há 1 ano e meio atrás e daí pra frente não parei mais. A cada prova eu sabia que podia melhorar em alguma coisa: cansar menos no mar, pedalar melhor e correr mais rápido. E para fazer isso, era só treinar mais. Perfeito, era o que eu mais amava fazer.

Claro que isso tudo envolve muita rotina e dedicação, exige que você abdique de algumas coisas, mude hábitos e etc. É um novo estilo de vida! Mas perto de pessoas que também vivem essa rotina fica muito mais fácil.

Meu foco esse ano era conseguir a vaga para o Mundial de IRONMAN 70.3 (1.900 natação, 90km pedal e 21km corrida). Treinei muito e consegui a vaga em Lima, no Peru. Agora o objetivo é fazer uma boa prova no Mundial, que será em Nice, na França.

Meus planos pro futuro é conseguir fazer um IRONMAN Full (3.800m natação, 180km pedal e 42km de corrida) – quem sabe ano que vem. 😉

Não tem muito segredo, tudo que fazemos com dedicação e paixão vai ter um resultado maravilhoso na sua vida. Independente do resultado que você espera, o Triathlon proporciona experiências únicas!