Exercícios físicos na gravidez

Exercícios físicos na gravidez

Considerado um dos momentos mais significativos na vida de uma mulher, a gravidez é uma fase repleta de preparação e expectativas. Mas, além dos cuidados com a chegada do bebê, é preciso que as futuras mães preocupem-se com sua saúde física, a qual pode ser muito beneficiada com a prática de exercícios.

Movimentar-se durante a gravidez é essencial para atenuar as dores na lombar e melhorar a disposição diária. As atividades ajudam também na melhora da postura e do sistema cardiovascular, prevenção de diabetes gestacional e no alívio do estresse, uma vez que ocorre a liberação de endorfina, proporcionando sensação de bem-estar à mulher.

Porém, antes de frequentar a academia nesse período, é essencial ter acompanhamento médico. “Atividade física é superindicada para gestantes, salvo os casos em que a paciente tenha alguma patologia, sangramento, começo de aborto, placenta baixa, hipertensão ou outros problemas”, explica o ginecologista Aléssio Calil Mathias ao portal IG Delas.

Atividades físicas durante a gestação

Mães atletas

Para as mulheres que já praticavam exercícios físicos antes da gravidez, a adaptação acaba sendo mais fácil. Mas lembre-se: o treino sempre deverá ser montado por um profissional de educação física. “Se a aluna já tiver um bom condicionamento físico antecedente à gravidez, possivelmente poderá manter algumas modalidades. No entanto, as cargas do treino deverão ser adequadas específica e constantemente”, explica Anabel de Sales, professora de Hidroginástica da Swimex.

Embora sejam vistas com cautela por algumas mulheres, a prática de exercícios mais pesados, como a Musculação e Spinning, não é vetada. De acordo com Anabel, o principal cuidado para quem deseja continuar praticando essas modalidades deve ser em relação às cargas e intensidades.

“Há casos em que as mamães treinam até o oitavo mês, em ambas as modalidades. Mas é preciso respeitar os limites do corpo. Por isso, é imprescindível analisar o histórico de condicionamento físico de cada gestante, sempre sob a supervisão do médico e o acompanhamento de um profissional qualificado”, salienta a professora.

E quem nunca praticou exercícios físicos?

Já as futuras mães que fazem poucos ou nenhum exercícios precisam ter mais cuidado no começo dos exercícios. Ao invés de praticarem modalidades pesadas, o ideal é dar preferência àquelas com baixo impacto.

“Caso a mamãe tenha um histórico de sedentarismo e quiser iniciar um programa de exercícios físicos, é recomendável que sejam de baixo impacto como a caminhada, alongamento e hidroginástica. Durante a gestação, o corpo precisa dividir o oxigênio com o bebê, e ambos necessitam que esta distribuição seja equilibrada”, explica Anabel.

Pensando no bem-estar dessas mulheres, a Swimex disponibiliza uma atividade exclusiva: as aulas de Hidrogestante. Confira aqui os detalhes.

Leia também: Conheça os principais mitos sobre a atividade física