Exercícios físicos no combate ao Câncer de Próstata

Exercícios físicos no combate ao Câncer de Próstata

Se for diagnosticada cedo, a grande maioria dos cânceres de próstata é curável. Mas um pequeno subconjunto de cânceres de próstata é agressivo, o que significa que eles podem se espalhar rapidamente. Estes são os que tendem a ser mortais.

Portanto, encontrar formas de prevenir esse tipo de câncer de próstata é crucial. Recentemente, pesquisadores da Universidade de Harvard fizeram uma descoberta importante que pode abrir o caminho para a prevenção: exercícios vigorosos a longo prazo podem reduzir o risco de desenvolver câncer de próstata letal.

Os pesquisadores analisaram dados de exercícios auto-relatados de mais de 49.000 homens com idade entre 40 e 75 anos, acompanhados a cada dois anos durante um período de 26 anos. Eles descobriram que os homens que relataram a maior quantidade de atividade física vigorosa – o que equivale a cerca de 25 minutos de ciclismo de alta intensidade a cada dia, em média – foram 30% menos propensos a desenvolver câncer de próstata avançado, e 25% menos propensos a desenvolver câncer de próstata letal, do que aqueles que exerceram o mínimo.

Não houve relação entre o exercício vigoroso e o câncer de próstata em geral, mostrando que o benefício do exercício pode ser específico para as formas mais agressivas da doença, disse a autora do estudo Claire Pernar.

Por que isso acontece?

Mais pesquisas são necessárias para aprofundar o relacionamento, mas a atividade física é conhecida por influenciar certos processos hormonais, metabólicos e inflamatórios em seu corpo. E é quando algo mexe com esses canais que os especialistas acreditam que as formas mais agressivas de câncer de próstata podem se desenvolver.

Mais estudos precisam ser feitos para solidificar o vínculo entre o exercício e o câncer de próstata avançado e agressivo, mas, enquanto isso, você pode usar essas descobertas como mais uma ferramenta motivadora para sair para sua rotina diária ou para sua sessão de treinos, porque outras atividades intensas como corrida, natação e esportes com raquete também foram considerados como atividade vigorosa no estudo.

Rotina de exercícios

Portanto, mantenha sua rotina de exercícios e considere fazer um teste de antígeno específico da próstata – mais comumente conhecido como exame de PSA – se você atender a determinados critérios. Exames regulares de PSA são uma decisão individual que homens entre 55 e 69 anos devem tomar junto com seu médico.

Exercícios físicos no combate ao Câncer de Próstata

E fique atento: embora nem todos os cânceres de próstata causem sintomas, detectar algo errado pode levar a uma detecção precoce e, portanto, a um tratamento mais eficaz. As possíveis bandeiras vermelhas incluem problemas urinários – dificuldade para começar a urinar, fluxo fraco, fluxo interrompido, dor ou queimação ou vontade de urinar a noite frequente – sangue na urina ou dor nas costas ou quadris que não para.

Se você notar esses sinais, consulte o seu médico.