Exercício Aeróbico: Antes ou Depois da Musculação?

É certo dizer que entre vários benefícios o exercício aeróbio faz bem a saúde, melhora a oxigenação dos tecidos e aumenta a expectativa de e vida, mas se o seu objetivo é ganho de massa muscular, alguns pontos dever ser observados, como por exemplo, praticá-lo junto com a musculação, quando feito de forma errada você pode fazer o caminho contrário e perder massa muscular.

Isso acontece porque o exercício em excesso aumenta a produção de cortisol (hormônio catabólico que reduz os níveis de testosterona) e coloca em risco sua massa muscular, além de deixar o metabolismo lento. Quando isso acontece o seu corpo “quebra” massa muscular para usar como energia e reserva a gordura.

Sendo assim, indicamos que faça o exercício aeróbico depois da musculação por um período de aproximadamente 30 minutos. Pois quando você faz a musculação o seu corpo usa principalmente carboidrato como fonte de energia e após o treino ao iniciar o exercício aeróbico, irá utilizar a gordura como fonte energética, porque as reservas de glicogênio devem estar baixas para começar a lipólise (queima de gordura).

Nos dias que não for fazer a musculação, invista nos treinos aeróbios para potencializar o gasto calórico. Outro ponto de grande importância é a dieta, afinal não adianta treinar se não tiver um suporte nutricional de acordo com o seu treino e seu objetivo. Neste momento uma suplementação adequada pode ajudar, por isso preparamos uma matéria sobre esse tema para te ajudar. Leia: “Suplemento de proteína: qual tipo é o melhor”.

Fonte: EuAtleta