Exame de bioimpedância

Melhorar a qualidade de vida, pode ser mais fácil com a ajuda do exame de bioimpedância. Além das atividades intensas, uma dieta adequada ajuda a impulsionar os resultados. Antes de indicar o melhor treino ou o cardápio ideal, muitos profissionais recomendam uma avaliação física completa com o exame de bioimpedância.

Diferente de exames tradicionais, a bioimpedância – muito conhecida entre atletas e esportistas -, é recomendada para as pessoas que desejam saber mais sobre o próprio corpo. Neste exame, analisa-se a composição corporal de uma pessoa, esclarecendo a quantidade de massa magra, quantidade de água corporal e a quantidade de gordura contida no corpo. Com isso, é possível saber o valor correspondente ao IMC (índice de massa corpórea).

De forma rápida e eficiente, a bioimpedância é feita através da aplicação de uma leve corrente elétrica que passa pelo corpo.

Como a água conduz eletricidade, é possível calcular seu volume exato no organismo. Essas informações são computadas com exatidão e mostram os resultados referentes à massa muscular esquelética, controle de gordura, água corporal total, taxa de metabolismo basal, índice de massa corpórea, massa livre de gordura e massa de gordura corporal.

Para quem é indicado?

O exame é recomendado para todas as pessoas que desejam alcançar uma melhora na qualidade de vida, emagrecer ou obter massa muscular de forma saudável. Quem sofre com obesidade, sobrepeso ou fatores semelhantes, a bioimpedância ajuda o médico a acompanhar com mais detalhes cada caso, oferecendo tratamentos ainda mais personalizados.

Apesar do exame não oferecer qualquer risco, portadores de marca-passo (ou quaisquer aparelhos eletrônicos semelhantes) e pessoas que usam pinos, placas metálicas e gestantes devem evitar o procedimento.

  1. Recomendações antes do exame:
  2. Jejum de 2 horas;
  3. Não consumir bebidas com cafeína 24 horas antes do exame;
  4. Evitar marcar o exame no período menstrual;
  5. Evita fazer exercícios físicos 24 horas antes do exame;
  6. É recomendado estar com a bexiga vazia durante o teste.

Você pode fazer o seu exame aqui na Swimex, marque sua avaliação física. De acordo com os resultados obtidos no exame seu professor poderá criar um planejamento de atividades condizente com o seu perfil e objetivo.