Erros comuns durante a corrida

Erros comuns durante a corrida

Assim que o aluno começa a correr, é comum que tenha vários questionamentos sobre a intensidade dos passos, o tênis correto e que ritmo é preciso seguir para que os primeiros quilômetros sejam percorridos. Contudo, na ânsia por aumentar rapidamente o desempenho, muitos atletas iniciantes cometem alguns erros. Confira quais são eles e como evitá-los.

Ritmo intenso cedo demais

Entusiasmado com seus resultados, alguns corredores acabam percorrendo grandes distâncias pouco tempo após começarem a praticar a modalidade. Porém, a ideia de “quanto mais, melhor” não é válida na corrida.

É preciso, antes de tudo, acostumar o seu corpo à atividade. Por isso, seja conservador em relação às distâncias e intensidades. Caso você force demais o seu organismo, poderá desencadear lesões e sentir dor frequentemente.

 Erros cometidos por corredores iniciantes

Nesse período de adaptação, dê bastante ênfase às caminhadas e corridas leves. Procure também prestar atenção à sensação de dor durante a prática, se ela acontecer com frequência, pode ser um indicativo de que é preciso diminuir a intensidade dos exercícios.

Não descansar

Dias de descanso são fundamentais para a recuperação do organismo e a prevenção de lesões. Respeite o seu planejamento de corrida e não pratique exercícios nas datas destinadas ao relaxamento.

Utilizar tênis errados

Cada pessoa tem um tipo de pisada diferente, que deverá ser levada em conta na hora de adquirir um tênis de corrida. Para saber qual é a sua, procure auxílio de um médico ou até mesmo de uma loja especializada na modalidade.

 Dicas de corrida para iniciantes

Segundo o portal Sua Corrida, o uso incorreto de calçados pode ocasionar desconfortos e graves problemas nas articulações dos joelhos – o que demonstra a necessidade de um tênis em boas condições.

Autorrecompensar após o treino

Para muitas pessoas, uma corrida intensa é pretexto para compensar o exercício com agrados saborosos, como pizzas e chocolate. Porém, evite tal lógica. Pense na atividade como uma forma de cuidado com seu corpo!

Não esqueça: caso surjam outras dúvidas, procure sempre o seu educador físico. Na Swimex, os treinadores estão sempre à disposição para sanar suas dúvidas e avaliar o seu desempenho na pista.

Leia também: Conheça o Cross Camp