Professor Ilan Kessel aborda distribuição de cargas na Natação

Distribuição Cargas na Natação

Por ser um esporte de baixo impacto, a natação é uma atividade que não possui restrições para a sua prática. Ou seja, na piscina, é comum ver desde crianças pequenas dando seus primeiros mergulhos até atletas experientes treinando por várias horas. Esta semana, o professor Ilan Kuczynski Kessel – um dos principais treinadores da Swimex – explica como é feito o planejamento dos treinos de acordo com a intensidade do exercício.

Na Swimex, adotamos um planejamento de intensidades diárias, com distribuição de cargas, chamado de “periodização de treinamento”. Nessa periodização, temos treinos divididos em fortes (FO’s), médios (ME’s) e fracos (FR’s).

Para a realidade da natação, trouxemos esses níveis (FO, ME e FR), sempre baseados em intensidade e em recuperação. Entre os fortes (FO’s), temos os treinos de limiar anaeróbio, VO² e resistência de velocidade. Já entre os médios (ME’s), há endurance fraco e endurance forte. Por fim, na intensidade fraca (FR’s), temos o anaeróbio alático e regenerativo.

Todas as intensidades são controladas pela frequência cardíaca, que é uma forma mais rápida e viável na borda de uma piscina.

Dependendo da situação, podemos aumentar ou diminuir as intensidades, trabalhando com intervalos diferenciados e/ou o uso de equipamentos, como palmares, pés de pato, camisetas, elástico etc.

Em nossos próximos encontros, falaremos de cada intensidade separadamente, destacando o objetivo de cada uma delas.

Até a próxima, e bons treinos! E lembrem-se: vocês têm a vida pela frente.

professorilan

Ilan Kuczynski Kessel
Professor de natação
Ilan é professor e técnico de natação. Divide seu tempo entre as aulas e a prática do surf e do stand up paddle e seus cachorros.

 

Leia também: Qual a atividade física ideal para você?