Dieta detox

Dieta detox para limpar o organismo após festas de fim de ano

Dieta detox

Durante festas de fim de ano, é comum abusar das comidas gordurosas, dos doces e da bebida alcoólica. No dia seguinte, no entanto, surgem os sintomas dos excessos: inchaço, gases, desconforto no estômago e dores de cabeça. Para que o organismo recupere-se dos exageros cometidos nas comemorações, geralmente são necessários alguns dias, mas o processo pode ser acelerado com as chamadas dietas de desintoxicação, ou detox.

Com o fígado sobrecarregado devido às toxinas presentes nos alimentos gordurosos e, sobretudo, no álcool, é preciso investir nos líquidos diuréticos e em vegetais e frutas, pois não estimulam tanto o funcionamento desse órgão. Dessa forma, é importante deixar de lado o carboidrato e todo e qualquer alimento industrializado. O esforço pode parecer grande, mas a sensação de desintoxicação vale o esforço. Além disso, a dieta detox tem curta duração, podendo ser feita de 2 a 10 dias.

Líquidos

Líquidos da dieta detox

Nessa dieta, refrigerantes e sucos industrializados, bem como o álcool, estão proibidos. Deve-se ingerir bastante água, sucos naturais, água de coco e chás. Alguns chás, como hibisco, cavalinha e dente-de-leão, possuem propriedades diuréticas, o que auxilia na eliminação das toxinas e, claro, do inchaço. Evite a cafeína, pois ela atrapalha o processo de desintoxicação e afeta a qualidade do sono – nesse período, dormir bem também contribui para reequilibrar o organismo.

Alimentos

Esqueça a carne vermelha, as frituras e os alimentos salgados. Durante a desintoxicação, é essencial apostar nos alimentos frescos e naturais. Opte por frutas, muita salada e legumes cozidos. No caso dos carboidratos, arroz integral está permitido com moderação e pães devem ser evitados. Carnes brancas e magras podem ser consumidas nas principais refeições, mas sem exageros. Doces e frituras devem ser mantidos à distância!

Tags: