#DicaSwimex: Exercício não é tudo

Por que eu não evoluo? Por que não vejo mais resultados?

O que está faltando é uma alimentação adequada. Pode ter certeza!

Não dê tanta importância para o número que a balança te mostra, pois ele é muito superficial. O importante mesmo é sua composição corporal, ou seja, quanto músculo e gordura você tem. Para melhorarmos nossa composição corporal e, além disso, mantermos os resultados atingidos, só existe uma fórmula: alimentação saudável e atividade física regular. A dieta sozinha não trás resultados satisfatórios e a atividade física por si só também não tem resultados tão eficazes quanto o casamento desses dois fatores.

A atividade física gera inúmeros benefícios a quem pratica, e isso é indiscutível. Mas se não houver uma alimentação adequada, além dos resultados estéticos serem inferiores aos esperados, ainda existe o risco de gerar alguns danos. Por exemplo, a atividade física pode causar a produção de radicais livres em excesso, que são compostos indesejáveis para nosso organismo e facilmente combatidos com uma alimentação rica em nutrientes específicos.

Começar a praticar uma atividade física e não modificar a alimentação pode resultar em fornecimento insuficiente de nutrientes importantes relacionados ao fornecimento de energia, à recuperação dos músculos, ao sistema que combate os radicais livres e à resposta imune. O que significa mais cansaço, fadiga, perda de músculo, envelhecimento precoce e sistema imune fragilizado. Se você não tiver uma hidratação adequada para a quantidade de atividades que pratica, também poderá ter prejuízos como diminuição da força muscular, o aumento do risco de cãibras e, consequentemente, a queda no desempenho.

A nutrição aliada à atividade física regular pode te trazer grandes benefícios.

Fique de olho: Mais dicas como essa estão vindo por aí. Siga-nos no Facebook e fique por dentro das atualizações da série #DicaSwimex ;]