Dicas para percorrer o Caminho de Santiago

Dicas para percorrer o Caminho de Santiago

Há 12 séculos, o Caminho de Santiago é percorrido por milhares de pessoas todos os anos, que buscam superar seus limites físicos e psicológicos. Entre as rotas mais conhecidas está o chamado Caminho Francês – trajeto de 800 km composto por montanhas imponentes, terrenos rochosos e bosques harmoniosos.

Este roteiro se inicia no interior da França, passa pela Espanha através da cidade de Roncesvalles e finalmente chega a Santiago de Compostela. No meio do caminho, é possível conhecer construções antigas, como castelos, muralhas e mosteiros – sempre rodeadas por uma paisagem deslumbrante. Porém, quem sonha em percorrer o trajeto precisa de muita dedicação e preparação física.

 Paisagem do Caminho de Santiago

Treinamento prévio

Durante o trajeto, você irá passar por situações de sono, frio e estresse, por isso, é melhor testar suas capacidades de superação antes de embarcar na viagem. Comece fazendo trilhas de dificuldade média/alta em sua cidade, iniciando pelos roteiros mais fáceis e aumentando a complexidade aos poucos.

Antes de embarcar, não esqueça também dos exames de rotina. Procure um médico para certificar-se de que você está em dia com a saúde.

Decida a melhor época do ano

Segundo o portal Webventure, os melhores meses para viajar são maio e setembro. Maio é marcado pela primavera e, consequentemente, por vistas belíssimas. Já em setembro o clima é ameno, e a vegetação costuma estar mais seca. Se você puder, evite a alta temporada, de julho a agosto, pois o gasto com alimentação e hospedagem fica acima do normal.

 Preparação para a aventura

Viva com o essencial

A mochila será carregada ao longo dos 800 km, por isso, leve o mínimo possível de roupas, calçados e itens pessoais. De acordo com o viajante e jornalista Daniel Agrela, que lançou um livro sobre a rota de peregrinação, o indicado é que o peso da mochila não ultrapasse 10% da massa corporal do indivíduo. “Além disso, viver com o essencial é um dos principais ensinamentos do Caminho de Santiago”, acrescenta ao portal G1.

Além dos cuidados acima, procure sempre respeitar os seus limites. Alguns viajantes costumam percorrer 20 km diariamente no Caminho de Santiago, mas, caso você não esteja habituado a essa distância, faça o trajeto de acordo com as suas capacidades físicas, sempre lembrando de aproveitar a paisagem única do roteiro.

Leia também: Vantagens e riscos dos termogênicos