Cuidados com a audição

A audição nos permite interagir com o mundo e com o outro da forma mais completa possível, mas por ser não visível, ser tão “natural”, não lhe damos o devido respeito, cuidado e muito menos atenção.

Somente percebemos sua importância, no momento em que diminui nossa acuidade auditiva, o que tende a acontecer em nosso processo natural de envelhecimento.

Geralmente isto acontece de forma lenta e gradual, sem nos darmos conta, até que familiares começam a se incomodar por terem que repetir as coisas, a televisão passa a ser ouvida mais alto, e acabamos acreditando que os outros estão falando para dentro, murmurando, rápido demais, ou quais sejam as desculpas que queremos usar.

Vamos fazendo uso de apoios, como leitura de lábios, evitamos ambientes com muitas pessoas, passamos a assistir televisão sozinhos e recusamos convites. Ou seja, vamos tentando nos readaptar a essa nova realidade, driblando-a, nos isolando, pois é difícil encararmos o fato de que não somos mais os organismos de outrora e assim vamos propiciando um quadro de depressão e demais patologias associadas.

O primeiro passo para mudar essa realidade é buscarmos ajuda, o que pode ser feito de forma simples, apenas incluindo os exames auditivos anuais ao seu check up, pois, quanto antes começar mais cedo poderão ser constatadas alterações e providencias poderão ser tomadas para retardar, minimizar ou evitar essa degeneração.

#RunForBerna

E quando de um momento para o outro perdemos nossa audição? Uma bomba acerta um caminhão e dentre mortos e feridos temos um sobrevivente que, em um segundo, perdeu a visão, um antebraço, uma mão, completamente a audição de um ouvido e ao outro causou uma perda auditiva mista, de grau moderadamente severo, o que equivale a dizer que ele percebe apenas sons de intensidade forte, como motores e latidos de cachorros. Sem ajuda, não poderia estar entendendo uma conversa, sequer percebendo que estão falando com ele, ou seja, tornaria muito difícil seu convívio familiar e social.

Uma realidade impossível de ser imaginada por nós, mas vivenciada por nosso querido Berna!

Mas o guerreiro foi forte, não se deixou abater e hoje nos presenteia com vários exemplos de superação.

Admirável iniciativa da Swimex que nos direcionou ao melhor de nós e assim propiciando que nosso querido Berna pudesse retomar o convívio com os seus através do aparelho auditivo adquirido.

Seja consciente, cuide de sua saúde física mas também auditiva. Previna-se!

Reforçando seu compromisso com o bem-estar de seus adeptos, a Swimex, em parceria com a Clínica Ouça +, Viva Melhor, convidam a todos para uma triagem auditiva sem custo tanto para os alunos como para seus familiares. Para tanto, basta agendar um horário pelo 3042-7100.