Conheça quais são os alimentos antioxidantes

Conheça quais são os alimentos antioxidantes

Capazes de combater os radicais livres no organismo, os antioxidantes são substâncias químicas naturalmente encontradas em alimentos de origem vegetal. Nas últimas décadas, tornaram-se populares devido ao poder de retardar o envelhecimento das células e auxiliar na prevenção de diversas doenças, como diabetes, Mal de Alzheimer e osteoporose.

Como eles atuam?

O organismo pode ser prejudicado pelo “estresse oxidativo”, situação causada quando há desequilíbrio entre a produção de radicais livres e os mecanismos de defesa antioxidantes. Esses radicais livres podem ser oriundos de processos endógenos – do próprio corpo – ou de fatores exógenos, como: poluição, hábito de fumar, bebidas alcoólicas ou até mesmo por uma alimentação inadequada. Para combater o excesso dessas moléculas, a solução é ingerir refeições ricas em oxidantes, como frutas e verduras em geral.

“Entre elas, algumas são capazes de agir combatendo os radicais livres, como o licopeno, encontrado no tomate, e os polifenóis, encontrados em chás, suco de uva, azeite de oliva e frutas oleaginosas”, explica a nutricionista Karina Barros, ao portal IG Saúde. No entanto, para que você possa usufruir ao máximo dos benefícios, o ideal é inseri-los in natura sempre que possível.

Tomate são dos alimentos antioxidantes

Confira a seguir os principais antioxidantes e em quais alimentos eles podem ser encontrados:

  • Vitamina E – responsável por prevenir a oxidação da LDL, considerado o mau colesterol. Facilmente encontrada em avelãs, nozes, sementes e óleo de peixe.
  • Vitamina C – atua na nutrição e proteção das células. Pode ser encontrada no morango, laranja, abacaxi e kiwi.
  • Carotenoides – fazem parte desse grupo as substâncias betacaroteno e licopeno, disponíveis em cenoura, frutas vermelhas, damasco, beterraba, pitanga, manga, mamão e batata-doce.
  • Polifenois – Integram esse grupo o resveratrol e flavonoides. Encontramos esses elementos na alface roxa, couve, chocolate, canela, orégano, espinafre, uva, brócolis, goiaba e vinho tinto.

Leia também: Aprenda a respirar corretamente durante os exercícios físicos