Como escolher os tênis de corrida ideais

Tênis para corrida

Ao procurar um par de tênis para corridas ou caminhadas, o consumidor pode ficar em dúvida diante das dezenas de opções que as lojas de artigos esportivos disponibilizam. E essa realmente pode ser uma tarefa difícil, afinal, o calçado ideal vai além do material utilizado, cores ou marca.

Segundo o fisioterapeuta Leandro França, essa é uma decisão importante, pois o calçado errado poderá causar sérios danos ao corpo. O profissional cita riscos de lesões no tornozelo, joelho e quadril, além de influência negativa no desempenho durante a corrida. “O tênis correto vai promover mais leveza, você vai conseguir correr melhor e ter uma performance melhorada”, conta ao Globo Esporte.

Para auxiliar a escolha de quem busca um tênis que proporcione conforto e ajude no bom rendimento durante a corrida, elencamos algumas informações importantes a serem consideradas antes de você finalizar a compra!

Reflita sobre seus hábitos e calçados antigos

Se você não teve nenhum problema no treinamento ou durante as provas, não é aconselhável mudar radicalmente de tênis. Mas, caso o seu calçado anterior tenha atrapalhado o seu desempenho, o site Eu Atleta sugere que você responda algumas perguntas que auxiliarão a definir o modelo ideal, com base em suas aquisições anteriores e também nos objetivos como atleta.

1) Qual é o sapato que mais machucou você? E qual era mais duro? Qual você procurava usar sempre que possível?
2) O seu último tênis influenciou a sua performance?
3) Em relação ao seu último tênis, quanto tempo ele durou? Houve muito desgaste? E desconforto?
4) Em qual local você treinará? Por exemplo, esteira, parques, rua.
5) Qual distância irá percorrer?
6) Qual é seu tipo de pisada?

Após reunir essas informações, procure uma loja especializada em corrida. Lá, os profissionais poderão ajudá-lo não apenas com suas experiências próprias, mas também a rever as características que você deseja. “Se, por exemplo, a sola dos seus sapatos se desgastarem muito rapidamente, os vendedores qualificados dessas lojas podem recomendar outro modelo com melhor estrutura”, explica o especialista em fisioterapia esportiva, David Homsi, ao Eu Atleta.

Experimente as opções

Tênis ideal para correr

Ainda na loja, procure manter o modelo escolhido no pé por aproximadamente dez minutos para certificar-se de que ele continua confortável. Se essa for a opção desejada, lembre-se de não utilizá-lo em sua primeira prova ou treino longo.

Antes de usar o calçado por várias horas, procure amaciá-lo e adaptá-lo ao seu pé. “Se você utilizá-lo direto, sem testá-lo, você vai ser condenado a ter seus pés doloridos, bolhas e talvez o pior, uma lesão”, ressalta Homsi.

Leia também: Os benefícios de treinar a dois