Banana Verde

Biomassa de Banana Verde: Alimento Funcional e Supersaudável.

Quando o assunto é dieta e bem-estar, a biomassa de banana verde aparece no topo da lista dos alimentos mais citados da atualidade.
Seguindo a nutricionista funcional Fernanda Scheer, no Instagram, percebemos que ela utiliza em várias de suas receitas a biomassa de banana verde por isso, decidimos investigar a real potência deste alimento.
A biomassa de banana verde pode ser obtida através do cozimento da banana ainda bem verde em forma de purê. A vantagem do consumo da fruta nesse estágio é que ela é muito rica em amido resistente, ou seja, a maior parte do carboidrato ainda está na forma de uma fibra que o corpo não consegue digerir, não contabilizando as calorias.
Há quem prefira utilizar a versão em pó da biomassa de banana verde, que pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais.
Mais do que ajudar no processo de emagrecimento, as receitas que levam a massa feita a partir da fruta que ainda não amadureceu trazem benefícios para a saúde do intestino e do sangue. Alguns estudos indicam que o consumo de carboidratos resistentes (presentes na banana verde), também ajuda na redução do mau colesterol.
Banana Verde
Com sabor praticamente neutro, a biomassa pode ser utilizada tanto em receitas doces quanto salgadas. Ideal para fazer recheios, bolos e pães, a biomassa de banana verde ajuda a engrossar as misturas, além de ser uma ótima substituta da farinha tradicional.
Quem quiser anotar a receita, pode acessar o blog Frango com Batata Doce e preparar a biomassa em casa, sem erro.
SUPERSAUDÁVEL
• A biomassa é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta um teor excelente de amido resistente, que tem ação semelhante a das fibras. Por ser resistente, ele não é digerido e nem absorvido;
• No intestino, a biomassa é utilizada por bactérias boas do nosso organismo, chamadas de probióticos, como uma fonte de energia, mantendo assim a integridade da mucosa intestinal, que é responsável pela absorção dos nutrientes e barreira entre o meio externo e meio interno;
• A biomassa auxilia no funcionamento intestinal, agindo na prevenção e tratamento de quadros como diarreia, constipação, prevenção de doenças como câncer, obesidade, colesterol e triglicerídeos alterados e diabetes;
• É rica em vitaminas como A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio, potássio e sódio.
BENEFÍCIOS DA BIOMASSA
• Melhora o funcionamento do intestino
• Recupera a microbiota intestinal, melhorando o sistema imunológico.
• Por ser rica em fibra é capaz de promover saciedade sendo aliada do tratamento para obesidade.
• Reduz a absorção de gordura da dieta.
• Reduz a absorção de glicose da dieta.
• Na culinária pode substituir o leite condensado, creme de leite, maionese porque, ela funciona como um espessante.
• Nas preparações sem glúten, ela melhora a textura deixando as preparações mais macias.
• Fonte de vitaminas antioxidantes e minerais que contribuem para a saúde óssea e também contração muscular.
Barata e acessível, a biomassa feita com a banana ainda verde é um excelente alimento funcional e pode ser introduzida aos poucos na alimentação.
Fonte: http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC328536-1488,00.html