Bebidas vegetais e suas vantagens

Bebidas vegetais e suas vantagens

As bebidas vegetais são uma alternativa saborosa para quem deseja diminuir o consumo de leite animal ou removê-lo completamente das refeições. Obtido a partir de grãos e vegetais, o “leite” é rico em nutrientes e minerais, além de ser isento de gordura saturada.

É possível encontrar bebida vegetal derivada de aveia, amêndoas e até mesmo arroz. A versão mais conhecida é o leite de soja que, além de ser mais acessível, é facilmente encontrado em supermercados e feiras orgânicas.

Quem está acostumado a beber leite de vaca pode estranhar o sabor no início. Conforme Flávia Schiochet conta em sua coluna de gastronomia na Gazeta do Povo, o ideal é começar por bebidas semelhantes ao leite tradicional: “Sugiro que comece com os industrializados de soja ou arroz, porque eles têm aspecto mais próximo do leite de vaca e um gosto mais, digamos, aceitável, como os saborizados de baunilha ou chocolate“.

Abaixo, conheça as versões mais populares das bebidas vegetais para você experimentar na próxima vez que for ao supermercado.

Arroz

A bebida feita a partir do arroz é rica em carboidratos, e pode ser ingerida pura, com café ou batida no liquidificador com sementes, para aumentar a concentração de proteínas. De acordo com a nutricionista Natalia de Oliveira, em entrevista ao Eu Atleta, é também uma ótima opção de alimento pré-treino: “Ela apresenta vitaminas do complexo B que favorecem o fornecimento de energia“.

 Exemplos de bebidas vegetais

Soja

Devido a sua grande quantidade de proteínas, o leite de soja pode ser consumido por quem pratica exercícios físicos. Ele possui ainda vitaminas do complexo B, antioxidantes, ferro, cálcio, cobre, fósforo e magnésio.

Aveia

Esta versão é indicada para quem possui problemas intestinais, conforme explica Natalia: “Apresenta uma maior quantidade de fibras, tanto solúvel, como a betaglucana, que vai reduzir a absorção de açúcares e gorduras, evitando acúmulos na região abdominal, quanto insolúvel, que além de desintoxicar o organismo, melhora o quadro de constipação intestinal”.

Amêndoas

Bastante consumida por quem pratica musculação, a bebida de amêndoas é rica em magnésio e cálcio, que atuam na manutenção dos ossos e otimizam o processo de contração muscular. Por causa da sua textura cremosa e sabor adocicado, é ideal para acompanhar cafés e cereais.

Leia também: Por dentro do Spinning

Tags: