Bate-papo com Elizeu Capoeira e Rafael Carvalho – rumo ao UFC Fight Night

Bate-papo com Elizeu Capoeira e Rafael Carvalho – rumo ao UFC Fight Night

O atleta Swimex Pro Elizeu “Capoeira” dos Santos retorna ao octógono do UFC no dia 9 de março, em Wichita, cidade do Kansas (EUA), contra o americano Curtis Millender. Vindo de uma sequência positiva de seis vitórias consecutivas, Capoeira é o atual 13º colocado no ranking dos meio-médios (77 kg) do Ultimate. Millender, por outro lado, ainda não é ranqueado, mas venceu todos os três confrontos que realizou até agora na maior organização de MMA do planeta.

Nós conversamos um pouco com o lutador e seu técnico Rafael Carvalho, professor na Swimex, sobre os treinos feitos aqui na academia e também sobre as expectativas para a luta do próximo fim de semana. Confira:

Como você começou no MMA?

Elizeu: Comecei na artes marciais com 9 anos de idade, mais especificamente na Capoeira. Depois disso, já com 19 anos tive meu contato com MMA e fui competir na modalidade com 21 anos.

Como é o trabalho feito com o Rafael Carvalho na Swimex?

Elizeu: Com certeza o melhor que já fiz na minha carreira. Rafael é um excelente profissional, já foi atleta e entende o que preciso pra atingir minha melhor performance.

Rafael: O trabalho feito com o Elizeu na Swimex é muito amplo. Aqui eu consigo me beneficiar de toda estrutura para sua preparação física, tendo desde a piscina, até musculação e espaço funcional modernos e uma sala com tatame e material específico pra lutas.

De que forma a Swimex ajuda na sua preparação para as lutas e treinos?

Elizeu: Com a estrutura que a Swimex tem eu consigo fazer praticamente toda minha parte física sem precisar me preocupar. Preciso de uma estrutura diferenciada pra poder obter melhorias na minha performance, e na Swimex eu consigo isso.

Rafael: Elizeu é hoje o 13º do mundo e, para isso, nós precisamos de uma academia que dê a condição de treino que os melhores do mundo têm!
Nesse nível de alto rendimento a preparação é mais complexa. Para se ter uma ideia, fazemos um trabalho técnico e estratégico e também contamos com o mestre Ali Annan (professor de Pilates da Swimex) para a melhora sua consciência corporal . Além disso, tenho uma estrutura de água e um quadro variado de aulas com diversas outras atividades.

Como você avalia o desafio com Curtis Millender?

Elizeu: Levo sempre a próxima luta como a mais importante! E essa, com certeza, é a mais importante. Gosto de lutar com grandes atletas e isso faz com que eu me dedique mais e possa me apresentar melhor dentro do octógono.

Hoje você é o 13º no ranking dos meio-médios e uma vitória pode lhe colocar entre os top 10 da categoria. Após Millender, você já pensa num bom nome para chegar mais perto da disputa pelo cinturão?

Elizeu: Acredito que melhore meu ranking sim! Não sei pelo certo que posição iria obter, mas tenho foco em grandes objetivos e o cinturão é um deles, o que espero que esteja próximo. No entanto prefiro focar nessa luta.

Quais são os seus atletas favoritos no MMA em todos os tempos?

Elizeu: Tenho alguns e eles são quase todos daqui do Paraná: Cristiano Marcello, Shogun, Wanderley Silva e George St. Pierre.

Deixe um recado para os fãs que estarão de olho na luta do dia 9 de março.

Elizeu: Quero agradecer imensamente a todos por sempre me mandarem energia positiva e por acreditarem em mim. Dizer que estarei na minha melhor forma pra essa luta e que com certeza irão ver mais uma vez um Elizeu Capoeira com muita vontade e coração dentro do octógono. Um grande abraço a todos vocês e fiquem com Deus!