Alunos da Swimex participam do SESC Triathlon de Caiobá

largada-SESC-2014

Mais uma vez o SESC Triathlon de Caiobá foi um completo sucesso. Novamente, a recepção do público tornou a prova ainda mais bonita e encorajadora para os participantes.

O primeiro lugar na categoria profissional da prova ficou com o carioca Diogo Sclebin, que venceu o duelo com o paranaense Juraci Moreira e conquistou o bicampeonato. Juraci estava retornando à prova depois de 3 anos afastado, mas o cansaço o atrasou na etapa de corrida e acabou terminando em terceiro lugar, atrás do paulista Iuri Vinuto, que foi o vice-campeão.

No feminino, a triatleta Flávia Fernandes venceu a prova com um tempo de 2h10m49s, seguida por Carolina Furriela e Gisele Bertucci.

Equipe Swimex

A Equipe de Triathlon da Swimex também fez bonito na prova. O técnico e triatleta Rafael Scuissiatto garantiu o segundo lugar na categoria 30-34 anos. Confira a avaliação de Scuissiatto sobre a prova e o desempenho dos alunos Swimex.

Swimex: Rafael, você já venceu essa prova 8 vezes na sua categoria. Como você avalia seu desempenho este ano?

Rafael Scuissiatto: Acredito que o mais importante de tudo é ter alegria e prazer durante a prova. Eu fiz uma prova muito boa este ano, afinal, ter que conciliar trabalho com treinos não é uma das tarefas mais fáceis. Dei o meu melhor dentro das minhas possibilidades, dentro do que eu havia treinado. Se eu gostaria de ter vencido? Sim! Ganhar é bom! Infelizmente, não deu desta vez, porém, saio de cabeça erguida! Mas meu maior troféu foi ver os atletas da Swimex realizando um sonho, chegando com alegria e comemorando.

podio-Rafael

S: Você ficou em segundo lugar na sua categoria, qual foi seu tempo final? Quais foram os desafios/dificuldades que teve que superar durante a prova deste ano?

R: Na “estreia” na categoria 30-34 anos, não sabia ao certo quem eram meus adversários. Acredito que para todos os atletas, este ano a natação estava difícil. Chegar à segunda boia foi sofrido demais! Porém, consegui fazer uma boa natação saindo em primeiro lugar da água, mas estava muito cansado. Durante o ciclismo, o vento em alguns momentos estava forte, mas consegui imprimir um ritmo intenso nessa etapa, para tentar abrir o máximo de vantagem do segundo colocado. Mas paguei o preço por essa intensidade forte aplicada na natação e no ciclismo, durante a corrida. Fiz uma corrida difícil, com baixa velocidade, sofrida, perdendo a liderança no último quilômetro da prova, chegando em segundo lugar. Terminei a prova com 1h06min40s. Eu considero um excelente resultado.

S: O ritmo da prova foi mais forte do que nos anos anteriores? Afinal, vimos o carioca Diogo Sclebin terminar a prova com quase 3 minutos a menos que no ano passado.

R: O ritmo da categoria elite sempre é muito forte, afinal, eles são profissionais que fazem somente isso. A natação foi liderada por um grupo de atletas que nadam muito forte. Durante o ciclismo, esse grupo manteve-se unido, trabalhando para que o ciclismo também fosse forte. Nesse grupo, havia corredores muito bons, como Juraci Morreira Junior e Diogo Sclebin. Com isso, o ritmo da corrida manteve-se muito forte, com o Diogo ganhando. Ele é um atleta que esteve nas últimas olimpíadas em Londres e que recentemente foi campeão Sul-americano de Triathlon por equipes, representando o Brasil. Não me surpreende em nada a vitória dele. Muitos fatores influenciam para uma prova mais rápida do que a do ano passado, mas acredito que a presença de outros excelentes atletas fez com que o ritmo da prova se elevasse.

S: E para o próximo ano, Rafael, você pretende voltar à prova e conquistar o pódio? Quais são os pontos que pretende trabalhar mais forte este ano?

R: Certamente estarei lá no ano que vem! Essa foi a minha 14ª participação no SESC Caiobá e estarei lá para a 15ª! Assim como este ano, para o ano que vem vou dar meu melhor. Tenho que fazer mais treinos específicos de corrida, que foi a minha pior modalidade nessa prova. Porém, o que eu mais vou trabalhar são os atletas Swimex. Eles são a prioridade!

equipe-swimex

S: E os nossos alunos, como foi o desempenho de cada um deles? Você acredita que todos alcançaram os seus objetivos?

R: Nossos alunos foram muito bem! Como disse anteriormente, a natação foi um ponto que judiou muito dos atletas este ano, fazendo com que o desempenho no ciclismo e na corrida fossem prejudicados. Acredito que todos eles conseguiram atingir seus objetivos. Mas falando sobre cada aluno:

O Carlos Sperandio tinha seu ponto forte na natação, em que esperávamos um bom tempo, porém, com a natação difícil como estava, saiu cansado da água e demorou para se recuperar durante o ciclismo. No ciclismo, manteve um ritmo bom, consistente. Para a corrida, foi ao seu limite, chegando com imensa felicidade de ter realizado seu sonho de adolescência.

Já a Leilane Locatelli teve um pouco de dificuldade na natação com as outras atletas, debatendo-se no contorno das boias, uma atleta chegou a puxar a sua perna em certo momento. Partindo para o ciclismo, que é o seu forte, deu um show! Não foi ultrapassada por nenhuma outra atleta e saiu para correr com um grande sorriso no rosto e chegou comemorando muito!

A Renata Veiga teve sua estreia! Completou sua primeira prova de Triathlon em grande estilo! Sentiu-se bem durante toda a prova, teve uma natação boa, ciclismo excelente e corrida com ritmo intenso. Correspondeu muito bem às expectativas, mostrando resultado dos treinos que realizou.

O Luiz Guilherme Molina teve uma grande dificuldade na natação, o que já era esperado, mas conseguiu um bom desempenho nesta etapa. Já em terra, fez um bom ciclismo e uma corrida em ritmo muito forte! Mais um atleta que concluiu a competição com grande alegria!

Noeli-Sesc-2014

S: Uma de nossas alunas a Noeli Bernardi ficou em terceiro lugar na categoria de 45 a 49 anos. Você acredita que nos próximos anos teremos mais alunos nos pódios?

R: Certamente sim! A equipe Swimex Triathlon ainda é recente, estamos apenas no início dos trabalhos. Com o passar do tempo, os atletas irão ganhar experiência, conhecer melhor seus limites, e eu realmente acredito que para o decorrer deste ano e para o SESC Triathlon de Caiobá do ano que vem, teremos grandes chances de ter mais atletas no pódio!

Confira quem são os alunos e professores Swimex que participaram da prova:

Masculino

  • Anderson Santos
  • Carlos Sperandio
  • Everton Rodrigo da Silva
  • Luiz Guilherme Molina
  • Marcio Prado

Feminino

  • Leilane Keiko Locatelli
  • Noeli Bernardi
  • Renata Veiga

Parabéns a todos os participantes. Estamos junto com vocês para melhorar os tempos e conquistar ainda mais vitórias durante este ano.

Confira os resultados da prova aqui.

Leia também: Como usar o índice glicêmico a seu favor?

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/