5 benefícios das aulas de artes marciais

garota-treinando-boxe

Entre as modalidades que fazem parte do no mix de atividades físicas da Swimex, a arte marcial está entre as mais completas. A prática regular melhora o condicionamento físico, a flexibilidade, a postura e até a capacidade de raciocínio.

Atualmente, os tatames deixaram de ser espaços exclusivamente masculinos, e muitas mulheres estão se aproveitando de todos os benefícios que as lutas têm a oferecer. Separamos 5 benefícios, segundo o site do programa Bem Estar, que estão levando homens e mulheres às academias atrás das diversas modalidades de artes marciais:

1. Músculos na medida certa

Ao contrário do que possa parecer, as artes marciais em geral não trabalham a hipertrofia muscular. Os exercícios realizados durante as aulas sãos fortes aliados no processo de definição e fortalecimento dos músculos.

Se você procura um exercício físico mais completo, a arte marcial mais indicada é o Muay Thai. Os movimentos realizados durante os treinamentos exigem muito da musculatura das pernas, braços e abdômen.

rapazes-trainando-muay-thai

2. Combate às dores nas costas

Se você passa muitas horas em frente à tela do computador, é inevitável sentir desconforto nas costas e nos ombros. Nesse caso, a prática de artes marciais pode ajudar a diminuir esse incomodo.

Durante os treinos, os alunos fortalecem a região do abdômen e os músculos do core, para que sejam realizados todos os movimentos pertinentes à modalidade. O fortalecimento da região traz muitos benefícios para o dia a dia, já que promoverá uma maior estabilidade da coluna e oferecerá maior equilíbrio do corpo, diminuindo, assim, as dores.

Entretanto, fique atento: qualquer dor recorrente deve ser investigada por um médico e lembre-se de que antes de começar os treinos, é preciso visitar um especialista.

3. Aliado contra o estresse

Seja em casa ou no trabalho, ainda há aqueles dias em que nos sentimos mais ansiosos ou nervosos. A prática das artes marciais ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade, eliminando a energia represada e colaborando para o restabelecimento da calma e do equilíbrio.

4. Ajuda a controlar o peso

Muitos alunos afirmam que os aquecimentos, às vezes, são mais difíceis do que a simulação da luta em si. Isso porque, durante o aquecimento, os praticantes correm, saltam, fazem polichinelos e abdominais.

O gasto calórico pode chegar a 700 calorias em apenas uma hora. Além disso, os diversos exercícios combinados melhoram a capacidade cardiorrespiratória, a flexibilidade e as habilidades motoras.

garota-treinando-muay-thai

5. Melhora a concentração

Para simular os movimentos relacionados à modalidade, a mente é constantemente desafiada, o que ajuda a melhorar a memória, a capacidade de planejamento e a concentração.

Além desses benefícios, a prática de artes marciais melhora a autoestima, promove o trabalho em equipe e o respeito mútuo. Na Swimex, você encontra opções de horários de aulas de Muay Thai com o professor Flávio Batavo. Anote na agenda os horários:

• Segunda, quarta e sexta às 16h.
• Terça e quinta às 20h30.

Esperamos por você!

Leia também: Qual é a atividade física ideal para você?

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/