10 jun Melhores parques em Curitiba para correr
Conhecida por seus belíssimos parques, Curitiba possui diversas opções de locais para quem não dispensa os benefícios da corrida. Confira a seguir sugestões de parques e praças bastante populares entre os corredores iniciantes e profissionais da capital paranaense.
Jardim Botânico – nível intermediário a experiente
Próximo à região central de Curitiba, o Jardim Botânico é um dos principais símbolos de Curitiba. Em seu entorno, há pistas de corridas e muita vegetação nativa que atrai olhares admirados de turistas e moradores da capital.
Em relação às pistas, no percurso exige-se um pouco mais de esforço devido à variação de aclives e declives. Apesar de serem estreitas, possuem boa iluminação e encontram-se em ótimo estado. A infraestrutura do parque também é excelente. Há banheiros e estacionamentos, além de uma lanchonete próxima para quem deseja uma refeição saudável após o treino. O parque abre às 6h, mas fecha cedo, às 20 horas. No horário de verão, é comum que fique aberto por mais tempo, em horário definido pela Prefeitura de Curitiba.
Parque Barigui – Nível iniciante a experiente
Localizado em um espaço de 1,4 milhão de m², na Avenida Cândido Hartmann, o Parque Barigui é um dos pontos mais procurados pelos praticantes da modalidade. A pista de corrida é de 5,4 km e possui um terreno bastante plano. Sua inclinação é apenas perceptível quando se está correndo.
A estrutura é uma das melhores da cidade. Há três pistas: uma para corrida, outra para caminhada e a última destinada aos ciclistas. Dessa forma, todos conseguem praticar suas modalidades tranquilamente. Há também bebedouros e banheiros (pagos e gratuitos) que fecham às 18 horas.
O Barigui fica aberto 24 horas, no entanto, não é aconselhável correr muito tarde da noite, pois alguns lugares não são iluminados devido à existência de animais silvestres, especialmente no bosque próximo à pista de corrida. Quem deseja tranquilidade para praticar exercícios também deve evitar o parque nos fins de semana, entre as 10 e 18 horas, pois atrai centenas de visitantes, sobretudo em dias ensolarados, deixando as pistas bastante cheias.
Passeio Público – nível iniciante a experiente
Próximo ao Centro Histórico, o local abriga diversos animais silvestres, especialmente aves com perigo de extinção, como a belíssima Arara Azul.
Sua pista de corrida é plana e encontra-se em ótimas condições, porém, o percurso é curto. O Passeio Público possui banheiros e bebedouros, mas, para quem gosta de correr à noite, não é uma boa opção, pois ele fecha às 20 horas.
Praça Oswaldo Cruz – nível iniciante a experiente
No centro da capital paranaense, a Praça Oswaldo Cruz fica entre as movimentadas avenidas Visconde de Guarapuava e Sete de Setembro. Apesar de o percurso não ser longo – com 475 metros –, reúne atletas e moradores da região, sendo ideal para quem não tem tempo ou disponibilidade para ir a parques mais distantes. O local conta com uma pista de atletismo, pista de corrida, quadra poliesportiva e piscina olímpica.
A pista de corrida não possui o percurso muito longo, mas é bastante variada, com, inclusive, aclives e declives. Também é indicada para treinos noturnos, pois se trata de um lugar seguro e com boa iluminação.
Parque Tingui – nível iniciante a experiente
Inaugurado em 1994, o Parque Tingui possui o Memorial Ucraniano, uma de suas principais atrações. Além disso, há também duas pistas: uma para corrida/caminhada e outra para ciclismo. No geral, elas estão em boas condições, porém, há pequenos trechos que necessitam reparos. A volta inteira é de aproximadamente 5 quilômetros e bastante plana.
O local conta, ainda, com banheiros e estacionamento. Um diferencial são os trechos da pista por dentro da mata ciliar, o que deixa o trajeto perfeito para ser realizado em dias quentes. Por ser pouco frequentado durante a semana, não é aconselhado correr sozinho.
Leia também: Conheça os principais mitos sobre a atividade física
Por fora parece uma academia. Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba. Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/